Prefeitura inicia obras de contenção no Morro do Holofote PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura Municipal de Niterói, através da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) iniciou nesta segunda-feira (02/11), obras emergenciais de contenção de encosta no Morro do Holofote, no Fonseca. Estudos realizados na região constataram a necessidade de duas intervenções nos locais mais críticos, que sofrem as consequências do temporal de 2010.

A primeira delas será a construção de um muro de contenção de aproximadamente 35 metros por 6 metros de altura, com guarda corpo, calçada e canaleta, que direcionará a água para a rede de drenagem existente. Serão implantados drenos sub-horizontais profundos no nível inferior do muro.

Durante a obra, serão feitos também o desmonte do muro de contenção de terras parcialmente destruído durante o deslizamento, a reconstrução da escada de acesso ao local e o remanejamento das tubulações de água.  A principal via de acesso ao morro é a Rua do Buraco Quente, que tem início na Rua do Holofote.

Além disso, será feita a drenagem de alguns pontos que estão com suas caixas assoreadas. Com base em cálculos efetuados, projetou-se uma canalização de seção retangular para captar as águas das chuvas que percorrem pela Rua do Holofote e conduzi-las através de uma escada hidráulica até a Rua Buraco Quente.

Com valor de R$ 868.448,94 reais, as obras têm prazo de seis meses para serem concluídas.