Obras da emergência do Hospital Carlos Tortelly começam esta semana PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de Niterói, por meio da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) assinou, nesta quarta-feira (11/12), contrato para realização de obras na emergência do Hospital Municipal Carlos Tortelly. A assinatura do contrato será publicada nesta quinta-feira (12/12) no Diário Oficial, e as intervenções começam ainda esta semana.

Com a construção da nova emergência, o setor passará de 18 para 36 leitos – um aumento de 100%. Além disso, haverá a qualificação dessas vagas: nove serão de Unidade Intermediária (UI) e três de Tratamento Intensivo (UTI), para os pacientes mais graves. Todo o setor será  adequado às normas do Ministério da Saúde, voltando a ser referência para urgências clínicas.

“O Carlos Tortelly é um hospital estratégico, muito importante para cidade, e recebe hoje uma sobrecarga de atendimentos devido ao fechamento da emergência do Hospital Universitário Antonio Pedro. Após as obras, que devem durar cerca de seis meses, voltaremos a oferecer uma emergência clínica de alta qualidade para a população”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Chico D’Angelo.

Durante o último governo, uma reforça da emergência do Carlos Tortelly foi iniciada, mas, há cerca de três anos, abandonada inconclusa. Devido à paralisação, o Ministério da Saúde chegou a pedir de volta o dinheiro investido na intervenção. A atual gestão fez um novo projeto e foi a Brasília negociar com o ministério a manutenção dos investimentos. O projeto foi aceito e a obra receberá ainda um complemento de recursos federais, totalizando quase  R$ 1,3 milhão investidos. O município arcará com o restante dos custos.