Municípios do Rio aderem ao programa Viver Sem Limite PDF Imprimir E-mail

Cerimônia foi realizada no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, nesta terça-feira 17.12

A cidade de Niterói foi palco, na tarde desta terça-feira (17.12), da assinatura coletiva de adesão dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite. A cerimônia, realizada no Teatro Popular Oscar Niemeyer, contou com as presenças do prefeito da cidade, do secretário Nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, do secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, da coordenadora de Acessibilidade e Cidadania de Niterói, Tânia Rodrigues, do prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim e do superintendente estadual da Pessoa com Deficiência, Marcio Rodrigues.

O plano Viver sem Limites garante aos municípios recursos para a realização de adaptações no mobiliário urbano; criação de programas específicos de atendimento à pessoa com deficiência nas unidades de saúde; adaptação de escolas, entre outros benefícios que melhoram a acessibilidade em toda a cidade.

A fazer a abertura do evento, o prefeito ressaltou a importância de ações de inclusão em prol de uma sociedade mais justa e lembrou da tradição de Niterói em defesa dos direitos das pessoas portadores de deficiência:

“Niterói tem uma série de ações e políticas públicas no campo da inclusão e da acessibilidade, um programa que possibilita o acesso de crianças as escolas municipais, um programa que garante o acesso de pessoas com deficiência às entidades de reabilitação, o Ponto a Ponto, ações na educação, na saúde, no planejamento urbano. Os prefeitos, as autoridades tem que ter sensibilidade para ouvir e dialogar com a população e atender a esses anseios. Esse é um passo muito importante que estamos dando aqui hoje assinando essa adesão com os municípios do Rio de Janeiro. Sonho com o dia em que poderemos viver em cidades mais agradáveis e sobretudo  que garantam a inclusão e a acessibilidade.”

O secretário Zaqueu Teixeira frisou que programas dessa natureza têm de avançar.

“Essa parceria é fundamental para que possamos ampliar a política para a pessoa com deficiência no nosso estado. Temos de fato de atender a um quarto da população do nosso estado que tem algum tipo de deficiência e garantir que elas tenham cidadania plena.”

O prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim elogiou a iniciativa do governo federal: “o incremento das ações do governo federal não está apenas na questão da infraestrutura, ou somente de ações visuais, mas de ações que trabalhem o ser humano. E isso é fundamental O Viver sem Limite demonstra na sua essência essa disposição do governo federal na preservação dos direitos humanos”.

Tânia Rodrigues lembrou da tradição de luta niteroiense pela inclusão: “Para nós é um reconhecimento fazer a adesão desse plano aqui em Niterói, que tem uma tradição de luta pelos direitos das pessoas com deficiência.  Esse governo trabalha de forma transversal nas ações em todas as secretarias para melhor atender  as necessidades da população, incluindo os idosos.”

Antônio José Ferreira, secretário nacional da Pessoa com Deficiência frisou a importância da adesão das cidades ao programa.

“Temos que comemorar todos os dias o tema da deficiência estar na agenda prioritária da presidenta Dilma que tem induzido como política pública a adesão dos municípios ao plano. Já são mais de 1.400 municípios participantes. Até o momento, o plano já colocou no Rio 95 ônibus adaptados em 38 municípios, quatro deles para Niterói, mais 1.970 escolas que receberam recursos, das quais 33 em Niterói, além das salas de recursos multifuncional. De um total de 2.110 que receberam recursos, 33 ficam aqui em Niterói.”

Ferreira revelou que a adesão ao programa não é para ações futuras, mas ações que já estão em desenvolvimento.

“O governo federal começa a desenvolver diversas ações no estado do Rio e é uma política que começa a chegar. Não é um protocolo de intenções. `euma política concreta que começa a acontecer”, ressaltou.

Fotos: Bruno Eduardo Alves