logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Senado aprova liberação de recursos do BID para Niterói PDF Imprimir E-mail

Comissão de Assuntos Econômicos deu sinal verde para financiamento de aproximadamente R$ 65 milhões na tarde desta quarta-feira (18.12).

O senado brasileiro aprovou, na tarde desta quarta-feira, 18.12, o financiamento de aproximadamente R$ 65 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para ações de mobilidade urbana  e infra-estrutura em comunidades afetadas pelas chuvas de 2010 em Niterói.  A aprovação pelo senado era a última etapa a ser cumprida para a assinatura do financiamento e a conseqüente liberação dos recursos por parte da instituição internacional.

O prefeito de Niterói ressaltou a importância dos recursos para a implantação de projetos de melhoria urbana.


“É a primeira vez, nos últimos 40 anos, que Niterói terá acesso a um financiamento internacional.  Com esses recursos, vamos investir em obras de melhorias em comunidades afetadas pelas chuvas de 2010, especialmente as obras de contenção de encostas, e melhoria do sistema de tráfego da cidade, com a implantação de um Centro Operacional de Trânsito, dez Centros de Controle de Tráfego por Área (CTAs), modernização do sistema semafórico e monitoramento de cruzamentos e acessos da cidade por meio de câmeras .”

 

O chefe do Executivo municipal antecipa que, após a conclusão da modernização do sistema de tráfego, a estimativa é de melhorar em 30% o fluxo de trânsito em toda a cidade.

“Nosso sistema será totalmente informatizado, com sinais com “no break” e totalmente automático, permitindo alterações imediatas de acordo com a situação do trânsito.”

O prefeito revelou, ainda, que as obras de contenção de encostas deverão beneficiar pelo menos três comunidades:  São José, Gerônimo Afonso e Morro do 340.

O chefe do Executivo municipal explicou que o financiamento junto ao BID havia sido proposto em 2007, ainda na gestão do prefeito Godofredo Pinto, mas que a proposta acabou não sendo concluída em 2008 e, por fim, acabou ficando paralisada pelos quatro anos seguintes pela situação da prefeitura, que estava inscrita no Cadastro Único das Cidades (Cauc).

“Participei de entendimentos com a direção do BID em financiamentos e projetos do estado. Esse bom diálogo  com técnicos e direção da instituição facilitou o nosso entendimento já à frente da prefeitura com a sede do banco em Washington.  Após recebermos as missões do BID, negociamos com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e, finalmente  contamos com o apoio do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, senador Lindberg Farias e do senador Francisco Dornelles, outro integrante da comissão.

O prefeito de Niterói  explicou que a liberação dos recursos internacionais, que deve ocorrer em janeiro de 2014, mostram o resgate da credibilidade da nova gestão da prefeitura.

“Esses recursos, diante da grave crise financeira herdada serão fundamentais para a execução dos nossos projetos. Conseguir esse financiamento é um resgate da credibilidade e mostra a responsabilidade fiscal da nova gestão”.

O chefe do Executivo municipal também elogiou a atuação de seu vice-prefeito, Axel Grael, coordenador do Escritório Geral de Projetos (EGP) do município.

“É preciso destacar de modo especial a atuação do Axel Grael na coordenação do EGP Niterói para detalhamento das propostas e aprovação dos projetos.”

A assinatura do financiamento com o BID deve ocorrer nos próximos dias.

 

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ