Prefeitura de Niterói recebe Mamógrafo Móvel do Governo do Estado PDF Imprimir E-mail

Outras duas ações na área da saúde foram anunciadas durante o evento

Niterói recebeu, na manhã desta sexta-feira (27/12), do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, um Serviço de Mamografia Móvel, que vai oferecer exames digitais de mamografia e ultrassonografia, além de biópsias mamárias. O serviço, instalado em uma carreta completamente adaptada para os atendimentos, funcionará ao lado da Policlínica Carlos Antônio da Silva, no Centro. Após a temporada na cidade, o mamógrafo vai circular por todo o Estado. O prefeito de Niterói, da cidade comemorou a iniciativa, que vai acelerar a realização dos exames de pacientes já cadastradas na rede municipal de saúde. O prefeito aproveitou o evento para anunciar outras duas ações para a Saúde.

"Eu costumo dizer que quando as autoridades se unem, quem ganha é o povo. Com essa parceria que temos com o governo do Estado, vamos inaugurar no ano que vem uma Clínica Comunitária de Família em Teixeira de Freitas, no Fonseca, que vai atender a 15 mil pessoas. Nós já alcançamos 70% de cobertura do Médico de Família para a população que mais precisa. E eu reforço nosso compromisso: até 2016, teremos 100% da população mais pobre da cidade no Médico de Família. Outra boa notícia que o governador nos traz é que as obras do Rio Imagem 2 devem começar em janeiro, o que é muito importante para a cidade", afirmou o prefeito.

O Mamógrafo Móvel deve realizar, em Niterói, 600 mamografias, além dos outros testes. As pacientes serão encaminhadas pelas unidades básicas de saúde, policlínicas e módulos do Médico de Família. Após os exames, as pacientes já são liberadas com diagnóstico e, caso necessário, recebem direcionamento para tratamento na rede pública.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o aparelho tem capacidade de realizar, diariamente, cerca de 60 mamografias e 30 ultrassonografias, além de 25 biópsias semanais. A previsão é que o projeto beneficie mensalmente cerca de 2 mil mulheres. A SES investiu no equipamento R$ 2.397.780.

"Este é o terceiro serviço móvel que a Secretaria de Estado de Saúde coloca à disposição da população. O primeiro foi o tomógrafo, o segundo, a ressonância, e agora o mamógrafo, voltado para a mulher, que ajuda a evitar uma série de problemas importantes de saúde. As pacientes serão avaliadas por equipes especializadas, que darão todas as orientações necessárias", garantiu o governador, Sergio Cabral.

Segurança Pública

Sergio Cabral anunciou ainda duas outras ações, voltadas para a Segurança Pública na cidade. A primeira é a criação, prevista para os próximos meses, da Companhia Destacada de Pendotiba, que vai reforçar a ação policial na região. A segunda é a inauguração, no dia 7 de janeiro, da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo que vai receber 150 policiais civis com foco em investigação.

"Nos últimos meses os índices de violência em Niterói já caíram e vão cair ainda mais", comemorou o prefeito.