Mergulhão da Marquês de Paraná é inaugurado PDF Imprimir E-mail

Obra é entregue no dia do aniversário de 440 anos da cidade pelo prefeito da cidade e pelo vice-governador Luiz Fernando Pezão

No dia em que Niterói completou 440 anos, quem recebeu um presente foram os moradores da cidade. O prefeito da cidade, o vice-prefeito Axel Grael, e o vice-governador Luiz Fernando Pezão inauguraram o túnel subterrâneo Ângela Fernandes, o mergulhão, na tarde desta sexta-feira, 22.11.

A obra, que estava paralisada há mais de um ano, foi retomada após a nova administração, com o auxílio da Empresa de Obras Públicas (Emop) do estado, efetuar os estudos de sondagens do terreno, elaborar um projeto-executivo para a intervenção e implementar uma série de medidas para garantir a total segurança da passagem.

No local, mais de 500 pessoas se juntaram para acompanhar a cerimônia de entrega da obra, concluída em 11 meses aos a retomada dos trabalhos. Ao chegar ao local, o prefeito admitiu a emoção:

"Estou emocionado por vários motivos pois essa obra foi motivo de transtorno, estressa, problemas para a população de Niterói pelos últimos três anos e  nós começamos praticamente do zero. Não havia buraco, não tinha sondagem, não tinha projeto e nós começamos em janeiro com uma visita ao local e após essa  visita, de maneira transparente, conduzimos essa obras  elaboramos sondagens, projeto, começamos a perfuração do e finalmente concluímos a obra antes do primeiro ano de governo. Estou muito feliz."

Pouco antes do descerramento da placa em homenagem a Ângela Fernandes, representada pelo marido Carlos Américo, filho e netos, o prefeito reiterou que a entrega do mergulhão, com totais condições de segurança, foi uma de suas principais promessas de campanha. A outra, também já cumprida, no dia 2 de janeiro, foi a reabertura da emergência pediátrica do hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho.

"Gostaria de destacar que as coisas não são fáceis para fazermos acontecer. E essa parceria com o estado foi decisiva para a obra do mergulhão e várias outras iniciativas se tornassem realidade. Hoje, a pior maldição que pode cair sobre um povo é o fato de as pessoas esperarem sem ter esperança. E nosso principal desafio era resgatar a confiança e a esperança do povo de Niterói na gestão, na prefeitura, na representação da cidade. As pessoas voltarem a ter esperança que o futuro pode ser melhor que o presente e o passado recente."

O chefe do Executivo agradeceu ao vice-governador pelo apoio e parceria e a todos os envolvidos na obra, desde os engenheiros que elaboraram os cálculos para buscar uma solução técnica aos operários que tornaram a obra uma realidade.

O vice-governador  parabenizou a nova administração da prefeitura pelo empenho em concluir o mergulhão.

"É um prazer estar aqui e um orgulho para nós fluminenses estarmos aqui comemorando aniversário dessa cidade tão importante. O governo do estado, nessa parceira com Niterói, está fazendo 45 quilômetros de Asfalto na Porta e vai fazer mais de 5 quilômetros de drenagem e pavimentação na Região Oceânica.  Estar aqui com sua população no do aniversário da cidade é motivo de muito orgulho.

Viúvo de Ângela Fernandes, que dá nome ao mergulhão, Carlos Américo fez um discurso emocionado.

"Quero cumprimenta-lo, pelo nome que você deu a essa obra, porque ninguém amou mais Niterói do que Ângela Fernandes. Tenho certeza de que onde ela estiver, estará feliz com mais uma obra para engrandecer a nossa cidade."

Após o descerramento da placa homenageando Ângela Fernandes, o prefeito, Pezão, Axel, deputados, secretários estaduais e municipais e moradores de Niterói desceram a rampa de acesso do túnel, na Avenida Marques de Paraná, sentido Região Oceânica, e cortaram a fita simbolizando a entrega oficial da obra. Em seguida, o grupo percorreu os 300 metros do mergulhão (75 metros de cada um dos acessos e 150 metros de túnel escavado). Após cortarem a segunda faixa, na saída da obra, skatistas do grupo Flexa Drunx Skateboard desceram pela rampa de acesso seguidos por quadriciclos. O próprio prefeito atravessou o túnel na garupa de uma moto. Instantes depois, o trânsito de automóveis foi liberado.