41 famílias já deixaram o 3º BI PDF Imprimir E-mail
Auxílio proposto pela Prefeitura de Niterói e aprovado pelo Ministério Público permitiu a mudança para casas alugadas ou de parentes

A nova administração da Prefeitura de Niterói está mais próxima de conseguir virar uma página triste da história da cidade. De acordo com a Secretaria Executiva, até esta quarta-feira (8.1.2014),  41 famílias que estavam abrigadas no 3º Batalhão de Infantaria (BI) desde abril de 2010 já deixaram o local para morar em casas alugadas ou de parentes. A mudança foi possível  graças a um acordo proposto pela municipalidade e que prevê o pagamento de uma ajuda de custo no valor total de R$ 5 mil para que cada uma das 92 famílias que lá estavam retomem suas vidas e rotinas.

O acordo, que teve a aprovação do Ministério Público estadual, prevê o pagamento da ajuda de custo da seguinte forma: R$ 800 imediatamente e mais sete parcelas, prorrogáveis, de R$ 600, até que os prédios do conjunto Zilda Arns sejam concluídos e os imóveis, destinados às famílias que sofreram com a tragédia das chuvas. A quantidade de parcelas toma por base o prazo dado pela Caixa Econômica Federal para a conclusão do empreendimento. Mas se houver algum contratempo na conclusão dos prédios, a prefeitura irá manter o pagamento do auxílio até que tudo esteja pronto para receber as famílias que deixaram o 3º BI.

Para a secretária-executiva do gabinete da prefeitura, Maria Célia Vasconcellos, o objetivo da  ajuda de custo é justamente auxiliar as pessoas que estão desde 2010 no 3º BI, a encontrar uma moradia digna até que recebam uma unidade habitacional definitiva.

Em 19 de dezembro de 2013, Maria Angélica Matos Rocha, 43 anos, foi a primeira chefe de família alojada no 3º BI, em Niterói, a deixar o abrigo após receber a primeira parcela da ajuda de custo da prefeitura. Ela, os dois filhos adolescentes e a neta de 1 ano e meio se mudaram no início daquela  tarde para uma casa alugada no bairro do Cubango. A prefeitura, além do auxílio financeiro, forneceu um caminhão para realizar a mudança.

“Estou muito satisfeita. Com o dinheiro do aluguel social e a ajuda de custo da prefeitura consegui alugar uma casa. Finalmente, depois de quase quatro anos, vou poder ter uma casa digna para morar, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e até quintal”, disse ela na ocasião.
Maria Angélica perdeu a casa onde morava, no Morro do Eucalipto, no Fonseca, nas chuvas de 2010.