Prefeitura e governo estadual começam instalar sirenes que vão alertar população de áreas de risco sobre perigo de deslizamento PDF Imprimir E-mail

Sistema, que contará com 30 sirenes e dez pluviômetros, deverá começar a funcionar na segunda quinzena de fevereiro
sirene

A Prefeitura de Niterói e o governo estadual já instalaram na cidade quatro das 30 sirenes que vão alertar a população que vive em áreas de risco sobre o perigo de deslizamentos.

Na tarde desta quinta-feira (9/1), o vice-prefeito da cidade, Axel Grael, acompanhou o trabalho de instalação dos equipamentos. Já foram colocadas sirenes na praça Max Wolf, no Fonseca, que vai atender à comunidade José Leomil, nas localidades de Biquinha, no Caramujo, São José, no Fonseca, e na estrada Viçoso Jardim.

De acordo com o subsecretário municipal de Defesa Civil, major Walace Medeiros, a previsão é que todas as 30 sirenes e dez pluviômetros que vão medir a quantidade de chuva estejam instalados até o fim deste mês. Após isso, o sistema vai passar por uma fase de testes até começar a funcionar normalmente a partir da segunda quinzena de fevereiro.

O vice-prefeito Axel Grael destacou a importância do sistema para a cidade.

sirene1"Niterói em função desta parceria com o governo estadual e a Defesa Civil do Estado está equipando a cidade de tecnologia para que possamos enfrentar com eficiência situações de contingência. Não tínhamos equipamentos nenhum e agora temos uma estação meteorológica, uma rede de pluviômetros e as sirenes que serão acionadas em situação de risco. Quando verificarmos um nível de chuvas acima do limite, a Defesa Civil de Niterói vai acionar esses alarmes nas comunidades e contará com a ajuda dos Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) formado por pessoas da comunidade treinadas, que vão orientar os moradores como proceder", disse.

Axel explicou que, a partir das informações obtidas pelos pluviômetros, a Defesa Civil municipal vai monitorar a intensidade das chuvas. A partir do momento que verificarem um nível de risco alto, as sirenes serão acionadas, ou por um computador ou por dispositivos manuais.

O equipamento conta com poste, central de comando, sirene e sinaleiras luminosas, que já vão alertar a população sobre o risco antes do alarme ser acionado. Em alguns pontos, serão instalados também pluviômetros.

As sirenes serão instaladas em pontos de Santa Rosa, Charitas, Santa Bárbara, Largo da Batalha, Pé Pequeno, morro do Estado, Beltrão (Santa Rosa), morro do Preventório (Charitas), São Francisco, Maceió, Teixeira de Freitas (Fonseca), morro da Penha (Ponta da Areia) e Tenente Jardim.

Já os pluviômetros serão colocados em localidades como o Bairro de Fátima, Viçoso Jardim, morro do Bonfim (Fonseca), Santa Rosa, Viradouro, Maceió e morro do Preventório. Niterói já conta com um sistema de pluviômetros por meio da parceria entre o municípo e o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) do governo federal.

O vice-prefeito explicou que, ao longo do tempo, serão feitos outros testes, inclusive simulados com as próprias comunidades.

"Os moradores vão saber para onde ir, onde se abrigar, quais as casas que apresentam mais risco. Tudo isso será informado e a população estará preparada para reagir a essas situações", disse.