Prefeitura lança segunda etapa do programa Enseada Limpa PDF Imprimir E-mail

Objetivo é tornar as praias da enseada balneáveis e melhorar a qualidade de vida da população

enseada-limpa

A Prefeitura de Niterói apresentou nesta terça-feira (14.1) o plano de ação da segunda etapa do programa Enseada Limpa, que consiste numa série de iniciativas para a despoluição da Enseada de Jurujuba, em parceria com a concessionária Águas de Niterói.

Coordenado pelo vice-prefeito Axel Grael, o programa envolve diversas secretarias municipais, contou com investimentos de R$ 8 milhões em 2013, e já propiciou períodos de balneabilidade na praia de Charitas. Para 2014, o total de recursos já orçados será de R$ 13.644.000. O objetivo maior é fazer com que a Enseada de Jurujuba seja a primeira área da Baía de Guanabara a ser totalmente despoluída.

O Enseada Limpa tem como base territorial a bacia hidrográfica da Enseada de Jurujuba, que abrange os bairros de São Francisco, Charitas, Jurujuba, Cachoeira e parte do Largo da Batalha, além das comunidades de Gavião, Jamelão, Igrejinha, Ponte Velha, Maceió, Preventório, Peixe Galo, Cascarejo e Salinas, entre outras. O programa visa a melhor qualidade das águas e do meio ambiente de modo geral e, sobretudo, a melhoria da qualidade de vida da população desses locais.

O programa envolve ações de urbanização e instalação de banheiros nas residências nas quais foi constatada a ausência; ampliação da rede coletora de esgoto e das ligações domiciliares à rede; iniciativas para a gestão de resíduos sólidos, como a não colocação de lixo nas encostas; entre outras medidas.

“Esse programa tem o objetivo que, para muita gente, parceria impossível, de tornar a Enseada de Jurujuba balneável. Essa é uma luta de todos os querem uma cidade com melhor qualidade de vida. O projeto prevê várias ações de melhoria da rede oficial de tratamento de esgoto em toda a bacia hidrográfica; investimentos em comunidades como a Grota do Surucucu, onde a prefeitura aplicou recursos em infraestrutura urbana, já que no local existiam famílias que viviam em casas sem banheiro. Além disso, a Águas de Niterói está com investimentos na construção de elevatórias, de modernização do sistema de tratamento de toda a rede de esgoto dessa região. Com isso, no ano passado já tivemos uma melhoria importante, com a praia de Charitas ficando cinco semanas própria para o banho, o que não acontecia há décadas”, disse o prefeito da cidade.

O prefeito destacou o desafio que representa a despoluição da Baía de Guanabara, que demanda ações de todos os municípios do entorno e do Estado. “Esse é um desafio que necessita da integração das cidades da Região Metropolitana. Em Niterói estamos fazendo um esforço muito grande. Por ser uma enseada muito protegida, é possível fazer a despoluição com esse programa.  É bom para o turismo, para o lazer e para a qualidade de vida da população”, ressaltou.

O vice-prefeito Axel Grael e o superintendente da Águas de Niterói, Nelson Gomes, apresentaram as próximas ações do programa. Axel explicou que a despoluição da Enseada de Jurujuba é uma iniciativa viável, porque a influência que ela tem da Baía de Guanabara é muito menor do que todos imaginam.

“Ela sofre a conseqüência do que está em torno dela. O trabalho da prefeitura é voltado para toda a bacia hidrográfica, atuando na melhoria do saneamento, na questão do lixo nas comunidades e bairros, reunindo os atores sociais que podem ajudar nesse processo. E com isso os resultados já estão aparecendo. Com as intervenções que faremos este ano, tenho certeza que a Enseada de Jurujuba será a primeira parte da Baía de Guanabara a ser despoluída”, afirmou o vice-prefeito.

Já a Águas de Niterói listou todos os investimentos feitos em 2013, como a implantação de 728 metros de rede coletora, duas elevatórias e 292 metros de recalque no Cascarejo; manutenção e conservação do sistema de esgotamento no Pau Ferro; aquisição de duas novas bombas para a estação de tratamento de São Francisco, entre outras. Para 2014, está prevista para fevereiro a implantação de uma ecobarreira no canal de São Francisco, e de um sistema mecanizado de desassoreamento do canal da Avenida Presidente Roosevelt, que deverá funcionar a partir do segundo semestre.

Participaram da solenidade de apresentação do programa os secretários municipais de Meio Ambiente, Daniel Marques; de Saúde, Chico D’Angelo; de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro; de Participação Social, Anderson Pipico, entre outras autoridades.

O plano de ação para 2014

Axel Grael explicou que as ações de 2013 serão intensificadas e concentram-se nas seguintes áreas:

Intensificação do reflorestamento – Em 2013 foram plantadas 6 mil mudas na comunidade Peixe Galo e 3 mil no Cavalão.

Reintrodução da vegetação de restinga nas praias.

Obras de saneamento e de contenção de encostas.

Consolidação do projeto de gestão de resíduos nas comunidades da Grota, Ponte Velha, Igrejinha, Gavião e Jamelão, e implantação no Cascarejo, Preventório e toda Jurujuba.

Implantação da coleta seletiva de lixo.

Desinfestação de roedores – em 2013 a infestação de ratos foi reduzida em 90% nas comunidades beneficiadas com treinamento de campo, como a Grota do Surucucu.

Ações de governança, como a implantação do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica.