Modernização da saúde: Novo sistema permite a prefeito monitorar em tempo real dados das unidades de urgência e emergência PDF Imprimir E-mail

saude
A Fundação Municipal de Saúde de Niterói implantou uma tecnologia que vai permitir ao prefeito da cidade e ao secretário de Saúde, Chico D´Angelo monitorarem em tempo real todos os dados das unidades de urgência e emergência do município.

Por esta ferramenta, os gestores poderão, por exemplo, a quantidade de atendimentos, o tipo de doenças, indicadores epidemiológicos, indicadores sócio-econômicos, o sexo e faixa etária dos pacientes, a quantidade de leitos ocupados, a quantidade de insumos dentro dos estoques de cada unidade, entre outros.

Neste primeiro momento, os dados serão obtidos de cinco unidades de urgência e emergência da cidade, como os hospitais Infantil Getúlio Vargas Filho (Getulinho), Carlos Tortelly e Orêncio de Freitas, a Unidade de Urgência Mário Monteiro e a Policlínica do Largo da Batalha. Nos próximos três meses, será expandido para os ambulatórios, demais policlínicas e clínicas da família.

O chefe do Executivo municipal destacou a importância do sistema para a modernização da gestão pública, que tem sido uma prioridade no governo.

"Por meio deste sistema, teremos um painel de controle de gestão do sistema de saúde da cidade. Acredito que isso é fundamental para melhorar a qualidade da gestão pública, principalmente,  dos serviços que a Prefeitura presta à população, o atendimento na área de saúde e a vida das pessoas", disse.

O prefeito afirmou que sua administração herdou um quadro de caos na área da saúde e que o governo está progressivamente requalificando todo o sistema.
"A saúde ficou abandonada nos  últimos quatro anos. Em 2013, investimos R$ 45 milhões a mais no sistema. Na nossa gestão, saúde é uma prioridade porque diz respeito à proteção de vidas e assistência aos que mais precisam.", opinou