Prefeitura implanta o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Niterói PDF Imprimir E-mail

Com a formatura de 30 voluntários do Morro do Estado, na sexta-feira (24.1), já são 12 os Núcleos Comunitáriods de Defesa Civil (Nudecs) instalados nas comunidades de Niterói. A implantação dos núcleos é uma das estratégias do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Niterói. O prefeito em exercício, Axel Grael, a secretária Executiva da Prefeitura, Maria Célia Vasconcellos, e o secretário municipal de Participação Social, Anderson Pipico participaram da solenidade.

Após a implantação do Plano Chuvas de Verão, logo após a atual gestão assumir o governo, em janeiro de 2013, a Prefeitura de Niterói, sob a coordenação do vice-prefeito Axel Grael, começou a elaborar a montagem do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil. O sistema consiste em um plano permanente de prevenção e atuação em situações de crise e envolve diversos órgãos municipais, entre eles a Defesa Civil Municipal e as secretarias de Obras, Emusa, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade, Educação, Conservação e Serviços Públicos.

Cada órgão tem uma função específica dentro do sistema, que foi planejado para que haja uma atuação totalmente integrada em casos de emergência. Também foram listados todos os insumos e equipamentos que cada órgão pode empregar em situações de emergência, como deslizamentos e alagamentos, assim como materiais de auxílio a vítimas. Pontos de apoio em cada área da cidade para instalação do centro de comando da operação de emergência e também locais para onde moradores necessitem de abrigo também estão listados.

- O Sistema conta com levantamento detalhado do relevo e topografia do município, além da identificação e mapeamento atualizados das áreas de risco e da ocupação de encostas. Sondagens vêm sendo realizadas em diversos locais para subsidiar projetos de contenção de encostas.

- O plano aponta as medidas que já foram tomadas pela atual gestão e o que ainda é necessário. Como iniciativas já tomadas podemos citar o olhar de gestão das encostas, com diversas obras de contenção realizadas em comunidades como  Holofote,  Caramujo e Bonfim. A prefeitura já aplicou R$ 23,8 milhões em obras de contenção.

- Outra vertente, ao lado da gestão das encostas, é a questão da identificação de áreas a serem protegidas. Está prevista para fevereiro a implantação do ParNit, quando serão criados dois mosaicos de áreas verdes protegidas – o Parque Municipal da Viração e outra área na Zona Norte.

- Por último, a prefeitura atua no planejamento habitacional para as populações que vivem em áreas de risco, com o programa Morar Melhor, que vai construir 5 mil unidades habitacionais até 2016.

- Além das áreas de risco de deslizamento, o plano também aponta os pontos crônicos de alagamentos, como a localidade do Santo Antônio, na Região Oceânica, e a Avenida Roberto Silveira.

- O sistema também contempla a formação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil, os Nudecs, composto por voluntários moradores das comunidades, que recebem treinamento para identificar situações de risco e evacuação de comunidades. Atualmente, 12 Nudecs já foram montados.

- A prefeitura também investe na aquisição de equipamentos. Logo no início do governo, em 2013, foi implantada uma estação meteorológica, no Parque das Águas. Está em fase de instalação 33 plataformas com sirenes de alerta – 10 delas também contarão com pluviômetros em áreas de maior risco. Ao todo, serão 27 pluviômetros em atividade.

- Esses equipamentos vão funcionar de acordo com o Protocolo de Alerta e Acionamento das Sirenes de Niterói, que lista os critérios de acionamento e o sistema de alerta: vigilância, atenção, alerta e alerta máximo.

- Além disso, a prefeitura conta com os dados produzidos por duas estações de hidrometria do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), cujo monitoramento é fundamental para a tomada de decisão e emissão de alerta.

- A Prefeitura de Niterói também dispõe de uma estação de trabalho no Centro de Operações Rio desde o início de 2013.

- A Defesa Civil de Niterói produz diariamente um boletim meteorológico com previsão para dois dias, que é publicado no site da prefeitura e enviado a todos os órgãos municipais.

- O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil também montou uma matriz de atividades e responsabilidades para cada órgão envolvido e protocolos específicos para casos de deslizamentos e alagamentos.

- Vale ressaltar que o principal foco da Prefeitura no momento é aperfeiçoar os mecanismos de alerta climático para que os setores da Prefeitura responsáveis pela prestação de serviços preventivos, principalmente os de prevenção de alagamentos, possam ser mobilizados com o máximo de antecedência.

Desta forma, órgãos como a Seconser  (Secretaria de Conservação e Serviços Públicos), a CLIN e outros possam se antecipar e proceder a limpeza de bueiros, retirada de lixo etc., evitando maiores danos.