Ações do Enseada Limpa são apresentadas a representantes de comunidades de Charitas, São Francisco e Jurujuba PDF Imprimir E-mail

enseada-limpa1O prefeito em exercício de Niterói, Axel Grael, apresentou na manhã desta terça-feira (28/01) o planejamento do programa Enseada Limpa para 2014 e os seus resultados no ano passado a representantes de associações de moradores de comunidades de Charitas, São Francisco e Jurujuba, a integrantes do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), concessionária Águas de Niterói e das secretarias de Saúde, Obras e Meio-Ambiente, Fanit (Federação das Associações de Moradores de Niterói), Instituto Baía de Guanabara, entre outros.

O programa tem como objetivo a despoluição da Enseada de Jurujuba e a melhoria da qualidade de vida de moradores que vivem nas localidades que compõem a base territorial da bacia hidrográfica da enseada, que abrange os bairros de São Francisco, Charitas, Jurujuba, Cachoeira e parte do Largo da Batalha, além das comunidades de Gavião, Jamelão, Igrejinha, Ponte Velha, Maceió, Brasília, Preventório, Peixe Galo, Cascarejo e Salinas, entre outras. Axel reafirmou que para 2014 os investimentos previstos no programa, que é uma parceria entre a municipalidade e a Águas de Niterói, serão de R$ 13.643.000.

Entre as ações citadas pelo prefeito em exercício para 2014 estão a criação de um sistema mecanizado de retirada de sedimentos do canal da avenida Presidente Roosevelt, em São Francisco, a transformação do morro da Viração em parque municipal, a construção de novas elevatórias (próxima da estação do catamarã e no Quiosque 12), a instalação de ecobarreiras na saída do canal de São Francisco, o recadastramento do sistema de esgotamento sanitário em Charitas e Jurujuba, a conclusão do sistema de rede coletora em algumas comunidades, como o Preventório, e a ampliação da desinfestação de ratos para as localidades do Preventório, Peixe Galo, Salinas, Cascarejo e Jurujuba
"O projeto é viável, estamos no caminho certo. Tenho certeza de que, com essas parcerias, vamos conseguir os resultados", disse Axel.