Seop faz operação para coibir uso de linha chilena na praia de Piratininga PDF Imprimir E-mail

A. Secretaria Municipal de Ordem Pública de Niterói (Seop) realizou na noite desta terça-feira (28/1) uma operação na praia de Piratininga, na Região Oceânica, com o objetivo de coibir o uso de cerol e linhas chilenas durante um encontro de pipeiros que vem sendo realizado senanalmente.

Nas três primeiras horas da ação, 40 carretéis com linhas chilenas e cerol, todos altamente cortantes, foram apreendidos pelos guardas municipais e agentes da Seop. Todo o material sera levado para o deposito municipal.

A utilização desse tipo de material cortante passou a ser proibida no município no final do ano passado por meio do decreto municipal 11485 de 2013. O decreto proíbe a utilização de cerol e linha chilena. Não são pemitidas também a guarda e comercialização. O decreto e amparado pela lei estadual 3278 de 1999.

Os agentes da Seop e da Guarda montaram uma base no final da prainha e equipes volantes percorriam a orla e o calçadão. Um carro repleto de pipas e linha chilena foi apreendido e levado também para o depósito municipal.

Durante as apreensões, as equipes explicavam o perigo da utilização do material cortante. Segundo o secretário Marcus Jardim, é importante que as pessoas se conscientizem de que cerol e linha chilena podem matar.

"Fomos procurados por moradores por conta do encontro reunir também motoqueiros empinando motos e promovendo a desordem durante o festival de pipas. Isso nao está certo. Vamos continuar as ações baseados no decreto municipal", disse o secretário.