Niterói ganha mais uma Companhia Destacada da PM PDF Imprimir E-mail

Unidade que terá 150 policiais e vai atender Pendotiba e bairros próximos foi inaugurada nesta sexta pelo prefeito da cidade e governador Sérgio Cabral

cia-destacada2

Em mais uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e o governo estadual, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (31/01) a Companhia Destacada da Polícia Militar, em Pendotiba.

A unidade que vai atender também os bairros do Badu, Sapê, Largo da Batalha, Maria Paula e São Francisco contará com 150 policiais.

A cerimônia de inauguração teve a participação do prefeito da cidade, do governador do Rio, Sérgio Cabral, do vice-governador e coordenador de infra-estrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e do comandante-geral da Polícia Militar do Rio, coronel José Luiz de Castro Menezes.

A Companhia Destacada de Pendotiba funcionará em um prédio que foi reformado pela Prefeitura de Niterói ao longo das últimas semanas. Ã‰ a segunda a ser inaugurada na cidade nos últimos meses. A primeira unidade, que começou a operar em dezembro, atua nos morros do Estado, no centro, e do Palácio, no Ingá.

A unidade conta com recepção, salas administrativa e reunião, vestiários feminino e masculino, refeitório, alojamento para o comandante da tropa e banheiro adaptado para portadores de deficiência. Além da pintura dos cômodos, a Prefeitura reformou a praça que fica no prédio, trocando os bancos, instalando nova iluminação e dando tratamento paisagístico ao local.

O prefeito de Niterói destacou a importância das parcerias feitas pela sua administração com os governos federal e estadual que trouxeram importantes investimentos para a cidade e tirou Niterói do isolamento.
cia-destacada1

"Nunca antes na história de Niterói, o governo estadual anunciou tantos investimentos para a cidade. Nosso compromisso era fazer Niterói sair do isolamento administrativo e buscar integração com os governos estadual e federal. E os resultados estão mostrando que essa união faz a diferença. Quando há união, quem ganha é a população", delcarou.

O chefe do Executivo municipal afirmou que a companhia destacada em Pendotiba era uma reinivicação antiga da região e elogiou o trabalho da equipe da Prefeitura.

"É um momento histórico. Nossa equipe trabalhou aqui 24 horas por dia para tornar realidade a tão aguardada companhia destacada, uma reinvindicação de 15 anos em Pendotiba", disse.

O prefeito e o governador Sérgio Cabral anunciaram durante a inauguração da Companhia o início das obras de recuperação da estrada Velha de Maricá (RJ-100), entre Niterói e São Gonçalo para fevereiro. A via ganhará uma ciclovia.

Cabral agradeceu o apoio da Prefeitura na instalação da Companhia Destacada de Pendotiba.

"Niterói está em um excelente caminho. Em um caminho de prosperidade e crescimento. Estamos aqui aumentando o efetivo policial que ficará instalado em uma base tão capricnhosa, tão bem cuidada pela Prefeitura. Os policiais estão motivados, a população está agradecida. Vamos às parcerias, sempre", disse.

O vice-governador Luiz Fernando Pezão destacou a importância da integração da Prefeitura de Niterói com os assuntos relacionados à segurança pública.

"Estamos reforçando a segurança em Niterói. O prefeito sempre clamou e a população sempre pedia. A segurança pública não é problema só de Estado. Ajudar, dar condições de integrá-la à Guarda Municipal e as forças de segurança nacional é um dever de todos. Cada vez mais os gestores municipais serão cobrados. Cedendo esse lugar nobre para os policiais trabalharem, o prefeito de Niterói está dando uma grande contribuição", afirmou.

O secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, afirmou que o prefeito de Niterói é um dos que mais solicita à sua pasta melhorias na segurança para a sua cidade. Ele lembrou que, até o fim de maio, os batalhões da PM de Niterói (12º BPM) e São Gonçalo (7º BPM), terão novos 800 policiais entre Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), companhias destacadas e os próprios batalhões.

"Para nós, é uma satisfação muito grande entregar essa companhia, como entregamos também a Delegacia de Homicídios. É um compromisso que foi assumido por mim, pelo prefeito e pelo governador. A experiência que estamos tendo com as companhias destacadas tem sido muito boa. Todos os PMs vieram de UPPs. É uma lógica que estamos adotando e funciona bem", afirmou.

O comandante-geral da PM, coronel José Luiz de Castro Menezes, disse que um dos primeiros desafios que recebeu assim que assumiu a corporação há seis meses era de cuidar de Niterói e São Gonçalo. Ele disse que, com o reforço de policiamento que os dois municípios irá receber até o fim de maio, a região vai respirar novos ares.

"Vamos trazer a segurança pública para patamres que esses dois municípios merecem. Os índices de criminalidade certamente vão cair", disse o oficial.
Participaram também da inauguração o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Paulo Melo, o comandante do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel Gílson Chagas, além de secretários municipais, vereadores e deputados estaduais.