Prefeitura lança estratégia de combate às queimadas PDF Imprimir E-mail

queimadas
O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, coordenou na manhã desta sexta-feira (7/2) uma reunião com representantes da Secretaria Municipal do Meio-Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e do Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), ligado ao Ibama, para traçar estratégias de combate às queimadas na cidade.

Axel disse que o Estado do Rio de Janeiro vive uma situação atípica para o período, com muitos dias seguidos sem chuva, e há uma preocupação em Niterói. De acordo com ele, essa semana, houve uma incidência de queimadas, principalmente na zona norte nos bairros do Fonseca e Barreto.

"As queimadas geram danos ambientais e problemas de saúde pública. A grande incidência de fogo aumenta problemas respiratórios, ameaça casas, famílias e o trânsito já que a fumaça impede a visibilidade dos motoristas", disse.

O vice-prefeito disse que serão tomadas uma série de medidas de enfrentamento ao problema. Segundo ele, o foco não será apenas esse período mas também todo o ano.

Uma das iniciativas será a distribuição de um panfleto alertando à população sobre o perigo de se colocar fogo e propagá-lo, que a prática é ilegal e ameaça outras pessoas. Segundo Axel, os Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) instalados nas comunidades vão ajudar nesta comunicação.

Outras providências serão a capacitação dos agentes que integram o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal para atuarem em conjunto com o Corpo de Bombeiros, a aquisição de equipamentos, como abafadores e um mapeamento para diagnosticar com precisão as regiões da cidade onde há maior incidência de queimadas. Segundo o vice-prefeito, serão feitas perícias para identificar os autores das queimadas.