Audiência pública discute atualização do projeto de revitalização do Centro PDF Imprimir E-mail

O projeto de requalificação que irá transformar o Centro de Niterói foi apresentado nesta quinta-feira (06/02) em mais uma audiência pública na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), no Centro. Durante o evento, a secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta, apresentou os detalhes da operação e respondeu as dúvidas da população.

O evento, que teve como objetivo mostrar aos moradores o que mudou na atualização do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), foi iniciado pelo subsecretário de Urbanismo, Renato Barandier.

"O projeto teve pontos ajustados com base nas considerações e sugestões feitas pela população e entidades representativas em mais de 40 reuniões e audiências de apresentação do projeto", disse.

Durante a audiência pública, as principais mudanças urbanísticas foram apresentadas por um dos responsáveis pela elaboração do projeto, o arquiteto e urbanista Joaquim Andrade Neto. Já o EIV foi detalhado pelo engenheiro agrônomo Carlos Montano; o Plano de Infraestrutura pelo engenheiro civil e sanitarista Ernani Souza e o Plano de Mobilidade Urbana pelo professor Rômulo Orrico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da COPPE/UFRJ.

Representantes das concessionárias que prestam serviço na região, como CCR Barcas, Águas de Niterói e Ceg também participaram da audiência.

Segundo o cronograma, uma equipe da secretaria de Urbanismo irá analisar e aprovar o EIV e publicar seu Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV), o que deve ocorrer nas próximas semanas. A operação também deverá receber em breve a Instrução Técnica do Instituto Estadual do Ambiente  (Inea) para elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

O projeto

O Projeto de Requalificação Urbana da Área Central de Niterói irá reformular o espaço público oferecendo serviços essenciais como: varrição, drenagem, esgotamento sanitário e iluminação. A fiação será subterrânea em toda a região, o que representará mais segurança aos cidadãos. As novas residências e comércios planejados, que são premissas da revitalização e ocupação de vazios urbanos, devem atrair até 40 mil habitantes e novos comerciantes nos próximos vinte anos. Isso representa uma nova dinâmica na economia do Centro.