Prefeitura encaminha à Câmara projeto de lei do plano de cargos, carreira e remuneração da Guarda Municipal PDF Imprimir E-mail

Legislativo também recebeu proposta de concurso para 350 vagas na corporação

guarda

A Prefeitura de Niterói encaminhou na manhã desta segunda-feira (10/2) à Câmara de Vereadores o projeto de lei que cria o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Guarda Municipal. O texto propõe 30% de reajuste em cima do salário base da categoria (R$ 563) a contar a partir de 1º de janeiro de 2014..

O prefeito da cidade também assinou e encaminhou ao Legislativo uma mensagem para a realização de um concurso de 350 vasgas para a Guarda Municipal. A previsão é que dos 350 que passarem no concurso, 50 serão incorporados ainda este ano e o restante será contratado gradativamente a partir de 2015.

O presidente da Câmara, Paulo Bagueira, assumiu o compromisso de colocar em discussão os dois projetos ainda na primeira semana após o fim do recesso parlamentar, na semana que vem.

Além do aumento de 30 % o PCCR inclui reajuste escalonado de até 35 % do Regime Especial de Trabalho ( RET) sendo 25% em 2014, 30% em 2015 e 35 % em 2016. Os reajustes acarretarão num impacto de cerca de R$ 15 milhões na folha de pagamento do município.

A Guarda Municipal receberá também incentivo por mérito de acordo com aprendizado ficando 10% de acréscimo para cursos de graduação, 17 % para quem fizer mestrado e 20 % para quem fizer doutorado

O prefeito afirmou que a criação do PCCR para a Guarda só foi possível graças ao trabalho da atual administração em organizar as contas e aumentar a arrecadação.

"Estamos cumprindo um compromisso assumido. Nosso secretariado já está pronto para tão logo seja aprovado, incluir no pagamento do mês de março o reajuste, retroativo a 1º de janeiro. Estou com a alma lavada foram muitos dias trabalhando para que tudo isso se tornasse realidade.Esses benefícios são realmente um esforço de nossa equipe de secretários e da Secretaria de Ordem Publica. " lembrou o prefeito.
guarda1

O vereador Paulo Bagueira disse que a Guarda Municipal merece essa conquista.

" Temos a consciência do esforço que foi feito para chegar até esse compromisso salarial. Nossa Guarda Municipal hoje é diferenciada com outro perfil e já podemos dizer que uma das melhores do Estado. Vamos colocar a matéria em discussão na primeira semana após o fim do recesso parlamentar", disse.

O secretário de Ordem Pública. Marcus Jardim, agradeceu ao prefeito e disse ter ficado satisfeito e que a cidade estava vivendo um momento único.

"Estamos vivendo esse momento de singularidade .Temos uma guarda hoje que trabalha com afinco. A mesma guarda que está na rua e diz não para impor disciplina , é a mesma que se mobiliza para procurar uma criança desaparecida como foi o caso que ocorreu no final de semana durante a Operação Verão", disse.

O vice-prefeito Axel Grael afirmou que a Guarda Municipal merecia esse reconhecimento.

"Sabemos que o trabalho do guarda é um trabalho difícil e nem sempre simpático por conta das situações que o profissional deve vivenciar .Hoje no entanto sabemos que essa é uma guarda reconhecida , e que o uniforme que usam representa em muito nossa cidade. A Guarda merece essa conquista e vamos ter a melhor guarda do estado", declarou.

O prefeito lembrou que ainda neste primeiro semestre será iniciada a construção da nova sede da Guarda Municipal no Barreto e que está em estudos também a criação de um programa habitacional para o funcionalismo público, que incluirá a Guarda.

O anúncio de melhorias para a corporação está sendo comemorado na categoria. Há 11 anos no órgão, Marco Aurélio Pereira da Silva, elogiou muito a iniciativa da Prefeitura.

"Estamos vivendo um momento impar que vai entrar para a história da nossa cidade. Nossos representantes legais junto com o poder público sentaram para conversar pela melhoria de nossa guarda e pela primeira vez fomos ouvidos .O prefeito e o secretário Marcus Jardim além dos outros secretários ouviram nossas necessidades e isso é muito importantes. Ainda temos muita estrada pela frente mas foi um grande avanço. " observou Marco Aurélio Pereira da Silva, 11 anos guarda municipal.

Com dez anos de Guarda, a sub inspetora Ivania Martins disse que finalmente a corporação está recebendo o incentivo que merece e sendo valorizada. Segundo ela, o entrosamento entre o órgão, o secretariado e o prefeito é importante para levantar a autoestima e fazer da Guara Municipal a melhor de todo o Estado.