Prefeitura implanta nas escolas da rede municipal projeto inovador de prevenção ao uso do crack PDF Imprimir E-mail

Livreto com desenhos de Daniel Azulay integra ações de prevenção do programa Crack, É Possível Vencer

O lançamento do livreto “Eu e Você, Bem Longe do Crack”, na noite da terça-feira (18.2), no Solar do Jambeiro, marcou mais um passo do programa Crack É Possível Vencer no âmbito do município de Niterói. A prefeitura aderiu ao programa do governo federal em março de 2013 e, desde então, vem implantando uma série de iniciativas nos eixos de prevenção, cuidado e autoridade. O livro é uma das ferramentas de prevenção e será utilizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia para conscientização de crianças e jovens da rede municipal de ensino.

O livreto, em linguagem de quadrinhos, foi escrito por Vangi Souza e Luiz Claudio Gomes, e tem ilustrações do desenhista e educador Daniel Azulay. Vangi e Azulay participaram do evento de lançamento e autografaram a obra. O professor Pirajá, tradicional personagem criado pelo desenhista, explica de forma lúdica o que é a droga e a forma como ela atua no organismo, levando à total dependência. Durante a apresentação, Azulay explicou o processo de criação.

“Queria compartilhar com vocês a dificuldade que foi fazer esse trabalho. Em mais de 40 anos como artista gráfico e educador, eu nunca tive uma dificuldade de concepção, de representar protagonistas numa situação tão trágica. Os personagens dessa história são infelizes. Procurei de forma artística representar a tragédia social do crack, na velocidade com que ele se expande. Mas escrevemos a história do crack de uma forma preventiva, que é o foco do livreto, mostrando o que a pessoa começa a perder com a droga. O que existe de positivo na vida e vai deteriorando com o uso do crack. Nosso objetivo com esta obra é apresentar uma ferramenta aos professores para que sejam multiplicadores de uma conscientização, em conjunto com a comunidade escolar, nas ações educativas ”, disse o ilustrador.

Vangi Souza destacou a visão de vanguarda da Prefeitura de Niterói em utilizar o livreto como ferramenta de prevenção. “Esse trabalho iniciado em Niterói é a pedra fundamental do projeto desenvolvido pela Editora Zit. Estou muito honrado de estar aqui e fazer parte deste momento. Estamos aqui para unir forças e desestimular o uso do crack. Além do livreto, vamos produzir material pedagógico de apoio para trabalharmos o tema da educação infantil até o fundamental II”, explicou o escritor.

O evento de lançamento contou também com as presenças dos titulares das pastas das secretarias municipais envolvidas no programa: Maria Célia Vasconcellos (Secretaria Executiva), Waldeck Carneiro (Educação, Ciência e Tecnologia); Chico D’Angelo (Saúde), Bira Marques (Assistência Social e Direitos Humanos), Marcus Jardim (Ordem Pública) e José Henrique Antunes (presidente da Fundação Municipal de Educação). Um grupo de alunos da Escola Municipal João Brasil também esteve presente e ganhou o livreto autografado.

A secretária Maria Célia ressaltou que, em menos de um ano, desde a adesão ao programa nacional, todas as linhas – cuidado, prevenção e autoridade– foram implantadas no município.

“Esse livro é uma solução inteligente e inovadora para um tema tão difícil. Hoje temos o consultório de rua, a Unidade Atendimento Infantil (UAI), os educadores sociais e a nossa Guarda Municipal totalmente envolvida nesse trabalho nos locais de uso de crack. Agora a gente completa, com o lançamento deste trabalho, que não é apenas um lançamento, mas um projeto com  proposta pedagógica, que terá continuidade. Estou muito satisfeita em estar aqui”, disse a secretária.

Maria Célia anunciou um outro passo importante do programa, no eixo autoridade. No dia 10 de março terá início o curso de policiamento comunitário destinado a guardas municipais, policiais militares e civis e bombeiros.

O secretário de Educação, Waldeck Carneiro, disse que o livreto é uma iniciativa que se integra aos esforços do município em enfrentar o grave problema do crack, que reúne várias secretarias num trabalho integrado. “Estamos atuando em diferentes vertentes e a nós da educação cabe a prevenção. Este livreto dará subsídios aos professores para que desenvolvam ações em sala de aula”, afirmou.