logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Coordenadoria de Acessibilidade fiscaliza equipamentos que permitem o acesso de pessoas com deficiência ao transporte coletivo PDF Imprimir E-mail

acessibilidadeA Coodenadoria de Acessibilidade da Prefeitura de Niterói realizou, na manhã desta quarta-feira (19.2), no Terminal João Goulart, no Centro, uma ação que teve como objetivo verficar o cumprimento do artigo 38, parágrafos 1º a 4º do Decreto 5296/2004, que determina que até o final de 2014 toda a frota de ônibus da cidade deve estar adaptada para o acesso a deficientes. Em parceria com a Subsecretaria de Trânsito e Transporte da prefeitura, e com a Subsecretaria da Pessoa com Deficiência do município de São Gonçalo, fiscais verficaram o funcionamento de todas as plataformas elevatórias dos ônibus que circulam pelo local.

 

A ação, intitulada "Choque de Acessibilidade", contou com a participação de 20 pessoas, incluindo fiscais de transportes e deficientes físicos e visuais, que testaram as plataformas elevatórias. Cinco ônibus foram autuados e tiveram que retornar para as garagens por falta de manutenção dos equipamentos. Outros dez coletivos foram notificados.

A secretária municipal de Acessibilidade, Tânia Rodrigues, participou da fiscalização e também testou as plataformas elevatórias. Ela ressaltou a questão da falta de acessibilidade dos micro-ônibus. "Esse tipo de coletivo não possui acessibilidade. Algumas linhas trabalham quase que exclusivamente com eles, fazendo com que a pessoa com deficiência não tenha outro meio de locomoção", afirmou Tânia, que estava acompanhada do representante da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência do município de São Gonçalo, Anderson Lopes.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ