Representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina visitam Prefeitura PDF Imprimir E-mail

O prefeito de Niterói recebeu na tarde desta quinta-feira (20.2) a visita do presidente da Corporação Andina de Fomento (CAF) do Banco de Desenvolvimento da América Latina no Brasil, Victor Rico. A nova gestão da Prefeitura de Niterói tem o interesse de estabelecer um relacionamento com a instituição, que tem como missão viabilizar investimentos na infraestrutura de cidades latino-americanas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

“Nós temos todo o interesse de estreitar esse relacionamento até para que, eventualmente, uma cooperação da prefeitura com o banco possa representar uma boa referência para outras cidades brasileiras e da América do Sul. Apesar de ter indicadores de desenvolvimento humano acima da média do Brasil, Niterói tem problemas de infraestrutura, de mobilidade e relacionados à superação da pobreza e, evidentemente, essa cooperação é muito importante para alavancar esses investimentos na infraestrutura da cidade. Nós estamos muito felizes de receber os dirigentes do banco e tenho certeza que teremos desdobramentos positivos para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.

O chefe do Executivo municipal informou que o vice-prefeito e coordenador do Escritório Geral de Projetos (EGP), Axel Grael, irá a Brasília, onde está a sede da CAF no país, em março, com os secretários de Fazenda, César Barbiero; de Planejamento e Gestão, Patrícia Audi; e de Urbanismo, Verena Andreatta, para prospectar e projetar possibilidades de parceria com o banco.

O representante da CAF no Brasil, Victor Rico, que estava acompanhado de três diretores da instituição financeira, disse que a visita teve como objetivo conhecer o prefeito e colocar o Banco de Desenvolvimento da América Latina à disposição para o desenvolvimento de projetos em benefício dos moradores de Niterói.

O banco tem uma carteira de investimentos de 800 milhões de dólares no Estado do Rio, em financiamentos de obras como o Arco Metropolitano e em melhorias na Região Serrana.