Plano vai tornar Niterói cidade referência nacional em acessibilidade PDF Imprimir E-mail

Entre as metas está transformar a Moreira César, em Icaraí, em modelo de rua totalmente adaptada

A Prefeitura de Niterói vai lançar em março o Plano Municipal de Acessibilidade (PMA). Município mais adaptado do Estado do Rio e nono do país, a atual gestão tem como prioridade  transformar a cidade na primeira do Brasil em acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e idosos. O PMA é coordenado pela Coordenadoria de Acessibilidade e tem em seu grupo de trabalho as secretarias de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, Urbanismo e Mobilidade, Assistência Social e Direitos Humanos, Conservação e Serviços Públicos e Executiva.

O PMA tem como objetivo principal desenvolver ações integradas entre os diversos órgãos envolvidos para a promoção de condições de igualdade para que toda a população possa acessar e usufruir dos equipamentos, bens e serviços públicos da cidade. De acordo com censo 2010 do IBGE, Niterói tem uma população de 37.305 pessoas com deficiência e 82.150 idosos.

A secretária e coordenadora do plano, Tânia Rodrigues, explica que, a partir de diagnósticos da situação do município, cada secretaria terá metas de curto, médio e longo prazos a serem cumpridas até 2016.

“A acessibilidade é uma prioridade do governo municipal e Niterói tem todas as condições de ser referência nacional de cidade adaptada. Vamos fazer com os deficientes, idosos e as pessoas com mobilidade reduzida possam usufruir da cidade como qualquer morador”, afirma.

Transformar a Rua Moreira César, em Icaraí, em modelo de acessibilidade, é uma das metas na área de urbanismo e mobilidade, projeto que está inserido no programa Viver sem Limites, do governo federal. A Alameda São Boaventura, no Fonseca, e a Avenida Amaral Peixoto, no Centro, também serão transformadas em rotas acessíveis, com a construção de novas rampas e adequação das já existentes aos padrões normativos de acessibilidade, além de cuidados com as calçadas e travessias.

A implantação de um consultório odontológico adaptado para atendimento de pessoas com deficiência de alta complexidade é meta para a área de saúde. Já na Assistência Social, uma das iniciativas que serão tomadas é a criação de um Centro de Referência para pessoas com deficiência. Na educação, um dos principais compromissos é tornar todas as unidades escolares acessíveis até 2016.