Prefeitura enviará à Câmara projeto de lei para criar Conselho Municipal de Enfrentamento à Homofobia PDF Imprimir E-mail

Em reunião com comunidade LGBT, prefeito da cidade reconhece luta do segmento e mostra indignação com ataque à sede do GDN
homofobia

A Prefeitura de Niterói vai encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto de lei para criar um Conselho Municipal da Diversidade e Enfrentamento à Homofobia e Transfobia.

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (25/2) durante uma reunião entre o prefeito da cidade e representantes do segmento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais e Transgêneros).

O prefeito disse ter convocado a reunião como reconhecimento da atual gestão pela luta do segmento LGBT contra o preconceito, além de prestar solidaridariedade e demonstrar sua indignação pelo ataque à sede do GDN (Grupo Diversidade Niterói) ocorrido há poucos dias.  Ele disse ter procurado a Polícia Civil para pedir prioridade nas investigações sobre a ação.

"Foi um episódio lamentável que nada tem a ver com Niterói que é uma cidade acolhedora e generosa. Estamos manifestando o interesse de que o caso seja apurado e os responsáveis punidos. A nova gestão da Prefeitura reconhece essa luta que defende milhares de pessoas sobretudo pelo direito à livre opção sexual. Vamos dizer não à homofobia, intolerância e ao desrespeito", disse.

O prefeito determinou que a secretária-executiva Maria Célia  Vasconcelos e o coordenador de Políticas Públicas, Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa, Renato Almada, estruturem a proposta da criação do Conselho que será enviada ao Legislativo municipal. Segundo ele, é mais um passo que Niterói dará no sentido de ser uma cidade mais democrática e que respeita as diversidades.

O presidente do GDN, Miguel Macedo, agradeceu o apoio da Prefeitura à comunidade LGBT.

"A Prefeitura está olhando pela nossa causa. É muito importante o apoio do prefeito. A criação deste Conselho é uma conquista que estamos buscando há anos", disse.

Renato Almada afirmou que o Conselho poderá discutir um plano permanente para a comunidade LGBT na cidade. Ele afirmou que pretende também intermediar uma reunião entre o segmento e as forças de segurança no município.

Participaram também da reunião o vereador Leonardo Giordano, representantes do Grupo Sete Cores e a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Niterói, Tatiara Souza. Giordano disse que o encontro de hoje é mais uma vitória na luta pelos direitos humanos na cidade e espera que atos como o que ocorreu contra o GDN nunca mais aconteçam.