Prefeitura assina financiamento do BID nesta sexta-feira PDF Imprimir E-mail
O prefeito e o vice-prefeito da cidade, Axel Grael, assinam nesta sexta-feira (28/2), em Brasília, o documento que garante a liberação de aproximadamente R$ 65 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para ações de mobilidade urbana e infra-estrutura em comunidades afetadas pelas chuvas de 2010 em Niterói.

A assinatura do convênio é a última etapa para a liberação dos recursos, previstos desde 2007, e que havia sido paralisada nos últimos quatro anos.

O chefe do Executivo de Niterói ressalta a importância dessa liberação de recursos e qual será a sua destinação: implantação de projetos de melhoria urbana como mobilidade e obas de contenção de encostas.

“Vamos investir em obras de melhorias em comunidades afetadas pelas chuvas de 2010, especialmente em obras de contenção de encostas, e melhoria do sistema de tráfego da cidade, com a implantação de um Centro Operacional de Trânsito, centros de Controle de Tráfego por Área (CTAs), modernização do sistema semafórico e monitoramento de cruzamentos e acessos da cidade por meio de câmeras .”
O vice-prefeito, Axel Grael, coordenador do Escritório Geral de Projetos (EGP) do município, explicou como foi a atuação do EGP:
“Foram detalhados os projetos que compõem esse empréstimo e estabelecido todo o planejamento do programa de gestão desses projetos que serão referências para outros projetos na cidade. Ao longo de todo o processo recebemos diversas missões do BID na cidade para recuperar o contrato que havia sido arquivado e conseguimos recuperar um projeto estratégico para a cidade. O resultado dessa negociação mostra maturidade gerencial e de planejamento da nossa cidade.”