Prefeitura inaugura a primeira escola de ensino fundamental em tempo integral do município PDF Imprimir E-mail

anisio-texeira1A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta segunda-feira (10.3), a Escola Municipal Anísio Teixeira, em São Domingos. A unidade é a sétima construída pelo atual governo e a primeira que fará parte de um projeto piloto para implantação de tempo integral nas escolas de ensino fundamental do município.

O terreno onde está situado o imóvel foi cedido pelo governo do Estado à prefeitura, que investiu no local cerca de R$ 1,5 milhão. O prédio foi construído dentro dos padrões de acessibilidade e é totalmente climatizado, com capacidade para atender a 219 alunos do 1º ao 5º ano nos turnos da manhã e tarde. São nove salas de aula, um laboratório de informática, um de ciências, uma sala de leitura, um refeitório com cozinha industrial, uma quadra coberta, além de três salas de recursos e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais.

A solenidade contou com a presença do prefeito da cidade e dos secretários de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, de Saúde, Francisco D’Angelo, do presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, da subsecretária, Flávia Monteiro, a da filha do patrono da escola, Babi Teixeira, além de outras autoridades.

O prefeito falou sobre a qualidade das unidades escolares inauguradas na sua gestão, além de ressaltar a importância da homenagem à Anísio Teixeira.

anisio-texeira

“Esta é a sétima escola que estamos inaugurando em 14 meses de governo. Foram seis Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIS) e agora uma unidade de ensino fundamental. Nosso projeto é oferecer uma educação de qualidade em tempo integral para este segmento. Isso vai nos ajudar a enfrentar a violência, a pobreza, através de um processo de superação sustentável, através da educação”, afirmou Neves.

O secretário Waldeck Carneiro destacou o processo de crescimento e qualificação que está sendo desenvolvido na rede municipal.

“Vamos adotar o sistema de tempo integral em todas as escolas do ensino fundamental e por isso estamos fazendo algumas experiências para que a iniciativa dê certo. Os alunos dessas escolas terão aulas de música, artes, educação física, língua estrangeira, além de outras atividades que contribuam para o seu desenvolvimento”, disse.

Já o presidente da FME, professor José Henrique Antunes, ressaltou que a unidade vai atender aos moradores da região de São Domingos, Ingá e Gragoatá.

“Há muito tempo que essas comunidades vinham reivindicando uma escola que atendesse aos primeiros anos do ensino fundamental. É com muita satisfação que estamos entregando este equipamento com a finalidade de oferecer uma educação com qualidade social”, explicou.

Bastante emocionada, a filha de Anísio Teixeira, Babi Teixeira, também esteve presente na inauguração, lembrou dos ideais de seu pai em relação ao ensino público no país.

“Ele era uma pessoa simples, desprovida de qualquer vaidade, mas que tinha um lado humano, e sempre pensava grande para o Brasil e o povo brasileiro. Anísio Teixeira sempre defendeu não a escola pública para os pobres, mas uma escola de qualidade para atender a todos nós, porque acreditava que a educação é um direito e não um privilégio”, afirmou.