Secretária-executiva da Prefeitura e comandante do 12º BPM vistoriam obras da Companhia Destacada no morro do Estado PDF Imprimir E-mail

De acordo com o tenente-coronel Gílson Chagas, unidade tem previsão de ser inaugurada no próximo dia 25

cia-destacada

A secretária-executiva da Prefeitura de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, e o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Gílson Chagas, visitaram na manhã desta quarta-feira (12/3) as obras da nova base da Companhia Destacada da PM do centro que está sendo construída no morro do Estado. De acordo com o comandante, a previsão é que a base seja inaugurada no próximo dia 25.

A Prefeitura está reformando e ampliando o espaço que terá agora dois andares. A base ganhará dois alojamentos, recepção, salas para o comandante e de reunião, cozinha, refeitórios, banheiros, internet, toldo, tratamento paisagístico, nova acessibilidade. O ambiente será climatizado.

O tenente-coronel Gílson Chagas destacou a parceria com a Prefeitura de Niterói.

"A Prefeitura é uma grande parceira da Polícia Militar. Já existia uma base aqui, agora está muito melhor, com dois andares. Essa integração entre a Prefeitura, Polícia Militar e comunidade facilita muito a área de segurança. Essa interação já está dando certo em outras localidades e tem tudo para dar certo aqui também", afirmou.

O comandante do 12º BPM disse que pretende mudar a filosofia do policiamento na região do centro da cidade.

"Queremos que essa nova base seja um ponto de interação com a comunidade, uma polícia de proximidade, com os policiais patrulhando mas ajudando a resolver pequenos conflitos e acompanhando de perto o dia dia e encaminhando para a Prefeitura o que surgir de necessidade. A Companhia Destacada do centro tem 130 policiais, queremos mudar a filosofia do policiamento. Nossa ideia é que todo o policiamento do centro irradie do morro do Estado. Isso será uma mudança de paradigma. Antes, a polícia entrava na comunidade para combater o crime, agora queremos inverter a lógica, que a polícia assuma comunidade e desça para patrulhar a cidade", explicou.

Além do morro do Estado, a Companhia Destacada da PM no centro ganhará outra base, que será no morro do Palácio, no Ingá.

A secretária Maria Célia Vasconcellos afirmou que a Prefeitura está reforçando as políticas públicas para oferecer perspectivas diferenciadas para a segurança pública. Antes da inauguração da base policial, a Prefeitura realizará no dia 22 uma ação social na comunidade com tendas que vão oferecer serviços como medição de glicemia e pressão arterial, palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, além de eventos na área de cultura e esportes.