No Dia Mundial do Rim, idosos são atendidos no Campo de São Bento PDF Imprimir E-mail

Parceria da Saúde e UFF atendeu 295 pessoas, em Icaraí

rim

Nas comemorações do Dia Mundial do Rim, 295 pessoas, a maioria idosos, participaram da ação educativa promovida pela Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento aconteceu nesta quinta-feira (13/3) , das 9h às 17h, no rinque de patinação do Campo de São Bento, em Icaraí.

Com o tema “1 em 10. O Rim envelhece, assim como você”, o evento teve como objetivo chamar a atenção das pessoas, em especial os idosos, para o aumento significativo da Doença Renal Crônica, que pode chegar a 10% da população. 15 alunos de medicina da UFF se revezaram para atender os interessados em duas tendas, medindo a pressão arterial e os níveis de glicose, para detecção de açúcar no sangue.

O vendedor de sorvete, Manoel Simeão, de 46 anos, há 10 anos trabalhando no local, buscou atendimento. “Este tipo de ação é muito importante, porque muitos não têm tempo de se consultar e, assim, podemos ter acesso ao médico”. Todas as pessoas presentes demonstraram satisfação com a ação.

O casal Lucy Conde de Souza e seu marido Oliveira Lopes de Souza, ambos com 77 anos, também estavam animados com a iniciativa. “Super legal. Eles atendem muito bem. Mil para eles”, disse Lucy.

Já o coordenador do evento, Luís Eduardo Reis Guimarães, estudante do 9º ano da Faculdade de Medicina da UFF, distribuiu panfletos com orientações sobre métodos de identificação e prevenção das doenças renais.

Saúde dos Rins

Para manter a saúde dos rins é preciso tomar medidas preventivas importantes e simples, como consultar o médico regularmente, não fumar e beber, consumir menos sal e controlar o excesso de peso, além de praticar exercícios físicos, beber água constantemente e evitar o estresse.