Prefeitura vai inaugurar mais duas UMEIs em abril PDF Imprimir E-mail

Creches vão beneficiar bairro do Maceió e a comunidade do Jacaré, em Piratininga

A Prefeitura de Niterói vai inaugurar duas novas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) em abril, no bairro Maceió e na comunidade do Jacaré, em Piratininga. As escolas fazem parte do programa Mais Infância, lançado pelo prefeito da cidade no ano passado, que tem como objetivo aumentar o número de unidades e de vagas além de qualificar a Educação Infantil em Niterói.

No dia 2 de abril, será entregue a Umei Almir Garcia da Silva, que vai funcionar na Rua Professor Alberto Lira, no Maceió, região de Pendotiba. Ela terá capacidade para 91 alunos, com idade entre 3 e 5 anos, em horário integral. O prédio foi reformado, ampliado e totalmente climatizado, e possui cinco salas de aula, uma sala de multimeios e um pátio.

No dia seguinte será a inauguração da Umei Lizete Fernandes Maciel, situada na Estrada Frei Orlando, na comunidade do Jacaré, em Piratininga. Nesta unidade serão atendidos 97 alunos, de 2 a 5 anos, também em período integral. Serão cinco salas de aula, uma sala de leitura/multimeios e um pátio.

As duas escolas estão totalmente adaptadas para alunos com necessidades especiais. De acordo com o Departamento de Obras da Fundação Municipal de Educação, foram investidos cerca de R$ 2 milhões na reforma das duas unidades.

Programa Mais Infância

O programa Mais Infância é uma parceria do município com o governo federal através do programa Brasil Carinhoso e já entregou seis Umeis em apenas 14 meses de governo. Duas estão situadas no bairro do Fonseca e as demais no Caramujo, Sapê, Itaipu e Santa Rosa. As próximas a serem inauguradas estão localizadas no bairro do Maceió, na região de Pendotiba, e na comunidade do Jacaré, em Piratininga.

“O programa Mais Infância atua em três vertentes: construção de Umeis, municipalização de escolas estaduais, além de estatização das creches comunitárias. No caso das duas novas unidades que serão inauguradas, elas eram mantidas por entidades conveniadas à prefeitura através programa Criança na Creche”, explica o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro.