Abrigo que funcionava no 3º BI será totalmente desocupado pela Prefeitura PDF Imprimir E-mail

Última família deixará o local neste sábado

3bi

A última família das 92 que estavam alojadas no 3º BI, em Niterói, deixará o local neste sábado (15.3). Com o pagamento de uma ajuda de custo pela Prefeitura de Niterói, iniciado em dezembro, as famílias, que ficaram desabrigadas em função das chuvas de 2010, puderam alugar imóveis até que possam se mudar definitivamente para os apartamentos do Conjunto Habitacional Zilda Arns.

A alegria por poder dar uma moradia digna para as quatro filhas foi relatada pela auxiliar de limpeza Luciana da Hora, 30 anos. Ela, que morava no Morro do Bumba em 2010 e perdeu tudo, conta que viveu no abrigo com muita dificuldade, mas sempre acreditou que sua vida iria mudar.

“É emocionante poder estar fazendo a minha mudança. Quando vim para cá minha filha mais nova tinha 6 meses e hoje já está com 4 anos. Vivemos muitas dificuldades, mas agora elas terão uma moradia digna enquanto aguardamos a nossa casa definitiva”, disse Luciana, que alugou uma casa em São Gonçalo. “No abrigo vivíamos em um quarto e dividíamos o banheiro com outras famílias. Agora vou morar numa casa com sala, dois quartos, cozinha, dois banheiros e varanda. Será a nossa casa”, completou.

Em dezembro, as famílias, que também recebem o aluguel social do governo estadual, receberam a primeira parcela do auxílio, no valor de R$ 800. As demais parcelas são de R$ 600 e serão pagas até que os ex-desabrigados se mudem para o conjunto Zilda Arns.

“Neste sábado fecharemos definitivamente os portões do 3º BI e viraremos uma página muito triste da história recente da nossa cidade. Poder alugar um imóvel e sair do abrigo é uma oportunidade que essas pessoas têm para resgatar os vínculos familiares e viverem de forma digna. A nova gestão da Prefeitura de Niterói assumiu o compromisso de dar dignidade a essas famílias e acabar com esse passivo que herdamos. Em breve, todos receberão definitivamente suas casas no conjunto Zilda Arns”, afirma a secretária Executiva da prefeitura, Maria Célia Vasconcellos.

Com a desocupação total do 3º BI, a Prefeitura de Niterói devolverá o local, que pertence ao governo do Estado.