Coordenadoria de Acessibilidade fiscaliza se há respeito às vagas para deficientes em Icarai PDF Imprimir E-mail

acessivelA Coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura de Niterói realizou na manhã desta segunda-feira (17/3) a ação "Agora é Legal", com o apoio da Nittrans, que visa conscientizar os motoristas e fiscalizar as vagas destinadas as pessoas com deficiência. Houveram reboques no local e carros foram autuados pelos agentes de trânsito.

Na ação, percebeu-se que ao menos parte da população está mais informada, pois foram encontradas algumas vagas especiais vazias, sem carro algum a ocupando de maneira irregular, sinal de que as campanhas de conscientização estão surtindo efeito. No total, houveram três reboques e três autuações no bairro.

A secretária da Coordenadoria, Tânia Rodrigues, informou que pretende fazer essas ações junto a Nittrans periodicamente, afinal, "não é nenhum favor não estacionar nas vagas para pessoas com deficiência, mas uma questão de direito.

"Fico muito feliz em ver que o trabalho que estamos fazendo de informação aos condutores esta surtindo efeito, vamos continuar trabalhando até o dia em que não multaremos nenhum veículo sequer", disse.

Ela também ressaltou, que está em parceria com diversas outras secretarias para que ajam mais ações nas ruas, a fim de verificar transportes coletivos, calçadas, ruas e comércios no quesito acessibilidade.

A Coordenadoria informou que extenderá a ação a outros bairros até que toda a população passe a respeitar as pessoas com deficiência, que já possuem poucas vagas reservadas nas ruas. Mas apenas os que estiverem em situação regular não terão seus carros rebocados, deve se portar em todas as ocasiões, o Cartão Especial de Estacionamento em dia e o adesivo com o Símbolo Mundial da Acessibilidade, que podem ser requeridos na  Nittrans.