Palácio dos Correios é reaberto em Niterói PDF Imprimir E-mail

correios1O prédio histórico dos Correios, no centro da cidade, foi reaberto na tarde desta sexta-feira (21.3).

O espaço passou por reforma e restauro e, no ano de seu centenário, será reaberto à população. Para comemorar, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou um selo personalizado, um carimbo comemorativo e um máximo postal.

A devolução à cidade de um dos seus principais patrimônios arquitetônicos foi considerada um presente pelo prefeito de Niterói, que participou da solenidade ao lado do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, e do diretor da empresa no Rio de Janeiro, Omar de Assis Moreira.

"A entrega do Palácio dos Correios, que é uma joia arquitetônica da nossa cidade, é o pontapé inicial do projeto de revitalização do Centro. Estou muito agradecido ao esforço que todos os dirigentes dos Correios fizeram para a restauração deste prédio histórico. Realmente hoje é um dia histórico para Niterói, que recebe este belo presente", afirmou o prefeito.

correios
No prédio voltam a funcionar a principal agência dos Correios na cidade e a sede da Região de Negócios que atende Niterói, São Gonçalo e Região dos Lagos. O Palácio também abrigará o Espaço Cultural Correios Niterói, no segundo piso, que estará totalmente concluído em novembro e terá salas para artes visuais, uma sala multicultural para cinema, música e humanidades. No entanto, as atividades culturais no local já tiveram início, com a abertura da exposição de fotografias "Aqui mesmo - Niterói vista pelas lentes de Pedro Vasquez, que poderá ser visitada a partir da próxima segunda-feira (24), das 9h às 17h.

As obras de reforma e restauro foram iniciadas em 2011 e custaram R$ 15,3 milhões. Foram restauradas as características originais do prédio, com a recuperação de todas as fachadas e esquadrias.

O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, destacou a parceria da empresa com a Prefeitura de Niterói. "O prefeito lutou para que essa obra fosse realizada desde quando ainda era secretário de Estado. Quando ele assumiu a prefeitura, nos pediu empenho na obra como parte do projeto de revitalização do Centro. Nós prometemos que entregaríamos prefeito, e hoje estamos cumprindo nossa promessa", disse o presidente.

Durante a cerimônia, o prefeito e Altamiro de Castro, 84 anos, ex-funcionário que trabalhou 57 anos nos Correios, 47 no Palácio, fizeram a obliteração - ato de aplicar carimbo no selo para que entre oficialmente em circulação - nas peças filatélicas lançadas.