Inaugurada nova base da Companhia Destacada da PM no Morro do Estado PDF Imprimir E-mail

Além do reforço na segurança, comunidade vai receber da prefeitura projeto de recuperação urbana, Clínica da Família e reforma da creche

cia-destacada-inauguracao1

A Polícia Militar inaugurou na manhã desta sexta-feira (28.3) a nova base da Companhia Destacada do Centro, localizada no Morro do Estado, em Niterói. A cerimônia contou com a presença do prefeito da cidade, do governador Sérgio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão, de representantes das polícias Militar e Civil, e de autoridades municipais e estaduais. A unidade, montada em novembro de 2013 em instalações provisórias, foi reformada pela prefeitura e conta com 130 policiais.

A implantação de companhias destacadas da PM em Niterói – uma unidade foi inaugurada em fevereiro, em Pendotiba – integra o planejamento estratégico do governo estadual para reforçar a segurança no município, em parceria com a administração municipal. Além das unidades da PM – a corporação também está presente no Morro do Palácio, no Ingá -, a Delegacia de Homicídios, entregue em janeiro e que funciona em instalações também reformadas pela prefeitura, conta com 10 delegados e 150 policiais civis.

O prefeito destacou a parceria do governo do Estado com a prefeitura, que está tirando Niterói do isolamento. Especificamente em relação ao Morro do Estado, Neves ressaltou que a segurança é o ponto de partida para a implantação de políticas públicas permanentes no local. Durante a cerimônia, o prefeito anunciou a criação de um grupo de trabalho envolvendo várias secretarias e a associação de moradores, que vai estruturar um amplo programa de recuperação urbana na comunidade.

cia-destacada-inauguracao
“Não basta apenas a ação da polícia, que é o primeiro passo. O povo trabalhador terá tranquilidade quando houver saúde melhor, saneamento, melhorias na educação. Há muitos anos o Morro do Estado ficou esquecido. Por isso a gente vai além da ação da polícia, vamos ficar permanentemente na comunidade, para mudar a vida dos moradores daqui. Nessa parceria com o governo estadual, vamos transformar o Morro do Estado num belíssimo exemplo de como uma pacificação pode ocorrer indo além da presença da polícia, com as políticas públicas da prefeitura”, afirmou o prefeito, que anunciou também a transformação do posto de saúde local em Clínica da Família e a reforma da creche da comunidade.

O governador Sérgio Cabral disse que política de segurança e investimentos na área social não são contraditórios, e anunciou a queda em 35% do número de homicídios em janeiro de 2014 na região de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, em relação ao mesmo período do ano passado. “Fazemos política de segurança e social de forma séria. Hoje, o programa Renda Melhor beneficia 270 mil famílias no estado, 7 mil em Niterói. Sem segurança pública não há dignidade. É um convívio novo e permanente a presença da polícia nas comunidades. A polícia está aqui no Morro do Estado para garantir a paz e permitir que a vida das pessoas melhore com políticas públicas sérias e permanentes”, disse Cabral.

O prédio da companhia destacada tem dois andares, dois alojamentos, recepção, salas para o comandante e de reunião, cozinha, refeitórios, banheiros, internet, toldo, tratamento paisagístico e nova acessibilidade, além de ser totalmente climatizada.

Também estiveram presentes o coronel Paulo Henrique Azevedo Moraes, chefe do Estado-Maior Administrativo da Polícia Militar; o comandante do 12º BPM, coronel Gilson Chagas; os deputados federais Sergio Zveiter e Alexandre Santos, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Paulo Melo; o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael; a secretária Executiva da Prefeitura de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, entre outras autoridades