Secretaria do Meio Ambiente tem projeto de um Centro de Triagem de Animais Silvestres PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói, em parceria com o Instituto Vida Livre, está lançando o projeto de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) no bairro de Pendotiba, sendo o segundo do Estado do Rio de Janeiro.

O CETAS é um empreendimento que tem por finalidade receber, identificar, avaliar, e, caso necessário, tratar para reabitar os animais, fazendo com que os mesmos possam ser destinados a programas de soltura em habitat adequado. Diferente de zoológicos, são locais de recuperação de animais, sendo permitida a visitação apenas com o guia. Terá uma ampla área de 8.000 m2 e moderna estrutura para o atendimento anual de 7.140 animais silvestres resgatados – entre aves, mamíferos e répteis. Contemplará salas de tratamento, recintos para a reabilitação, centro de cirurgias e uma ambulância para a remoção dos animais.

A redução do impacto humano sobre as populações remanescentes de animais silvestres em Niterói,  atendendo também as necessidades de todo o Estado do Rio de Janeiro; Educação ambiental com realização de eventos em instituições de ensino do município de Niterói, bem como a realização de vídeo documentário educativo, a ser veiculado em escolas e instituições de pesquisa, são alguns objetivos que o projeto propõe.