‘Show de Resistência’ leva 10 mil pessoas a orla de São Francisco PDF Imprimir E-mail

ivan-linsO show para celebrar os 50 anos de resistência à ditadura militar, promovido pela Prefeitura de Niterói, no último domingo (30/3), reuniu mais de 10 mil pessoas, na Praia de São Francisco. O evento, que integrou a ‘Semana da Verdade, Memória e Justiça’, organizada pela Coordenadoria de Direitos Difusos e Intolerância Religiosa (Codir), teve como atração principal o cantor Ivan Lins, além da cantora Gabriela Melim e do grupo Marka D’agua.

O presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz, ressaltou a importância de a sociedade enxergar como foi ruim o período da ditadura militar e perceber com mais consideração o significado da democracia. “Naquela época, muitas pessoas foram mortas e torturadas. Isso tem que estar na memória do cidadão, para que assim não volte a acontecer jamais”, destacou Diniz, que ainda falou sobre a escolha do compositor Ivan Lins para o show da resistência.

ivan-lins1
“O Ivan Lins viveu e sentiu aquele momento. Ele, por exemplo, era uma das atrações do Show do Dia do Trabalho, na noite de 30 de abril  de 1981, quando duas bombas explodiram no Riocentro. Sua música reflete a sua postura artística, que fazia uma profunda e criativa crítica à ditadura militar”, lembrou o presidente da FAN.

A noite de shows foi aberta, às 18h30, pela cantora Gabriela Melim, que colocou o público para dançar com sambas e MPB das décadas de 60 e 70. “Pra não dizer que não falei de flores” (Geraldo Vandré) e “Não chore mais” (Gilberto Gil) foram alguns dos sucessos interpretados pela artista, que arrancou aplausos ao cantar “O bêbado e a equilibrista”, de Elis Regina. Para Melim, que é niteroiense, foi uma emoção e responsabilidade muito grande fazer parte do evento.

O grupo Marka D’agua, segunda atração da noite, subiu ao palco com um set list selecionado a dedo para a ocasião.  “A gente procurou as vozes mais representativas da resistência ao golpe, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gonzaguinha, Milton Nascimento e Paulo César Pinheiro”, disse o vocalista e violonista do grupo, Jorge Gomes. “Acorda Amor” e “Tô voltando”, ambas de Chico Buarque, e “Nada será como antes”, de Milton Nascimento, foram os destaques do repertório.

Às 20h54, a apresentação mais esperada teve início. O cantor Ivan Lins começou cantando “Somos todos iguais essa noite”, num show que teve 18 obras tocadas e cantadas pelo artista, que contou com a participação especial do saxofonista niteroiense Marcelo Martins e um coro de mais de 10 mil pessoas.

O espetáculo trouxe clássicos do músico como “Lembra de mim”, “Vitoriosa”, “Lua Soberana” e “Começar de novo”. Os destaques da noite ficaram por conta das canções: “Ai, ai, ai, ai, ai” e “Madalena”, que fizeram a plateia dançar e cantar.

No fim da apresentação, o cantor falou sobre a importância dos jovens reivindicarem os seus direitos.