Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos lança programa Família Acolhedora PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói está lançando o programa "Família Acolhedora".

O programa tem como um dos objetivos princpiais promover o acolhimento, em residências de famílias ou pessoas cadastradas pelo município, de crianças e adolescentes (de zero a 12 anos) que estejam afastados temporariamente de suas famílias de origem por medida de proteção.

O programa capacitará e acompanhará as famílias acolhedoras, como também os adolescentes e seus familiares de origem. E prestará apoio ao retorno dos jovens às suas famílias.

No caso da impossibilidade de as crianças e adolescentes de retornarem para as famílias de origem, eles poderão ser encaminhados para a adoção.

Serão selecionadas dez famílias ou pessoas para participar do programa. Elas passarão por uma seleção criteriosa feita por uma equipe técnica formada por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais que estabelecerão as formas de seleção e cadastramento. A data para o início do cadastro e o local para a inscrição serão divulgados oportunamente.

Para participar, as famílias ou pessoas precisam preencher os seguintes critérios: serem maiores de 21 anos, não estarem inscritas no Cadastro Nacional de Adoção, não possuírem antecedentes criminais, estarem em boas condições de saúde física e mental e residirem no município de Niterói.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, será garantido as famílias ou pessoas acolhedoras uma bolsa-auxilio de um salário mínimo (no valor nacional de R$ 724 ), que será pago através de conta bancária aberta pela Prefeitura de Niterói.

A avaliação por entrevistas individuais, atividades em grupo e visitas domiciliares para verificar se as famílias ou pessoas cadastrados possuem as condições estabelecidas nos critérios de seleção.

O secretário Bira Marques destaca a importância do programa.

"Vamos iniciar um trabalho de mobilização de toda a sociedade para o desafio de dar para as crianças em situação de vulnerabilidade social uma família. O programa consiste em uma alternativa para o acolhimento institucional para a criança e o adolescente", disse.

Os interessados devem procurar a sede do programa Família Acolhedora na Rua Ernani do Amaral Peixoto, 116 – Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras informações pelo telefone (21) 2622-1961.