Reunião entre Prefeitura e Ibram discute criação de sistema integrado de museus na cidade PDF Imprimir E-mail

museu
O prefeito de Niterói, acompanhado do presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz, recebeu o presidente do Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), Ângelo Oswaldo, a representante do Ibram no Estado do Rio de Janeiro, Vera Mangas, a Coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Lucienne Figueiredo, e o diretor do Museu de Arqueologia de Itaipu, Pedro Heringer, na manhã desta quarta-feira (02/04), para tratar da criação do sistema integrado municipal de Museus e melhorias no entorno do Museu de Arqueologia de Itaipu.

Fã declarado de museus, o prefeito afirmou que vai transformar Niterói na cidade dos museus. “Nosso município respira cultura e temos uma grande concentração de museus. Estão aqui: o MAC, o Museu Antônio Parreiras, o Museu do Ingá, o Solar do Jambeiro, o Museu de Arqueologia de Itaipu, a Casa de Oliveira Vianna, o Museu Janete Costa de Arte Popular, que reabrimos ano passado, além de vários espaços expositivos, como o Espaço Cultural dos Correios, recém-inaugurado”, ressaltou o prefeito.

De acordo com o prefeito, o município vai ganhar mais três museus: o do Cinema Brasileiro, em São Domingos; o da Ciência e Criatividade, no Caminho Niemeyer; e o do Samba e Choro, em Jurujuba.

Durante o encontro, ficou determinado que o Sistema Municipal de Museus será lançado, através de decreto, no dia 15 de maio, às 11h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), quando também será lançada uma folheteria com o roteiro dos museus de Niterói.

Sobre o Museu de Arqueologia de Itaipu, o chefe do executivo municipal lembrou que a Prefeitura tem realizado seguidos choques de ordem naquele local, contudo solicitou ao presidente da FAN, André Diniz, que seja formada uma força tarefa, envolvendo vários órgãos da municipalidade, para melhorar o entorno e dar mais visibilidade ao Museu, que representa um projeto vanguardista e está entre os sítios arqueológicos pré-históricos mais importantes do país.

Segundo o presidente do Ibram, Ângelo Oswaldo, o Museu de Itaipu tem grande importância para região e está instalado no Recolhimento de Santa Teresa, instituição fundada em 1764, que completa 250 anos esse ano. “Readequar o entorno do museu é fundamental”, disse.

O presidente do Ibram falou ainda que o sistema integrado dos espaços museológicos e centros culturais da cidade vai promover o diálogo entre esses locais, ampliando a visibilidade de cada unidade.

A iniciativa, resultado de uma parceria entre as três esferas de Governo (municipal, estadual e federal), com o Ibram, propõe aperfeiçoar a sinalização para os museus, organizar seus horários de funcionamentos e agendas, facilitar o diálogo entre museus e instituições afins, promover o compartilhamento dos acervos, mostras conjuntas e atividades museológicas, além de melhorar o entorno dos museus, através da valorização paisagística e ordenamento urbano.