Travessia Segura atende escola no Fonseca PDF Imprimir E-mail

travessia-segura
O projeto 'Travessia Segura', desenvolvido pela Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) recomeçou na manhã desta quinta (3/4) no auditório da Escola Municipal Ernani Moreira Franco, no Fonseca. Agentes educadores da autarquia e o robô-agente Matheus palestraram sobre leis de trânsito, importância da sinalização e demais temas. Cerca de 200 alunos, dos 5 aos 12 anos, durante as quatro palestras, assistiram o robô, sendo que 40 eram crianças com dificuldade auditiva, uma novidade durante as palestras. Elas eram auxiliadas por professoras que traduziam o diálogo através de libras.

A dificuldade, entretanto, não pesou e fez com que alunos surdos e mudos pudessem perguntar sobre trânsito ao Matheus. Após as palestras, um kit com chaveiro e panfleto foram distribuídos para as crianças. Segundo o coronel Paulo Afonso Cunha, presidente da NitTrans, a ação foi um sucesso.

"É muito importante esse trabalho que fazemos. Faço com alegria, com gosto, pois trata-se do nosso futuro. E essas crianças são espertas, tem noções de trânsito, nos fazem boas perguntas. Vamos continuar fazendo esse trabalho", garantiu.

Para a coordenadora de turno da escola e pedagoga Patrícia Spindola, o projeto foi de suma importância para os alunos do Ernani Moreira Franco.

"É uma atividade sempre interessante, pois a maioria desses alunos já vem sozinhos ao colégio, que fica perto da Alameda e precisam usar dos sinais de trânsito e ter noções sobre essas leis. Já tivemos acidentes próximos daqui. A magia que o robô trás irá ajudar a evitar novos incidentes", destacou Patrícia.

Com 17 escolas atendidas em 2013, a meta da NitTrans é dobrar o número de palestras este ano. Na próxima semana, os alunos da Escola Municipal Djalma Coutinho de Oliveira, também no Fonseca, serão agraciados pela visita do robô Matheus.