Educação implanta programas para aprimorar a qualidade do Ensino Fundamental PDF Imprimir E-mail

Estudantes farão prova para avaliar o nível de aprendizagem. Escolas receberão projeto de modernização

educacao-qualidade

Diretores das escolas da rede municipal de ensino de Niterói se reuniram nesta quinta-feira (3/4) para apresentar o projeto do Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (Saen) e o programa de modernização das escolas da rede.

O Saen tem como uma das principais ações o programa  “Avaliar para Conhecer”, quando alunos do Ensino Fundamental farão provas para avaliar o nível de aprendizagem. A partir da avaliação serão implementadas iniciativas no processo pedagógico com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino da rede. Também está prevista a implantação de projeto para reforço escolar.

O prefeito da cidade participou do encontro e destacou que sua gestão tem como meta transformar Niterói em uma cidade educadora, zerando o déficit da educação infantil nas classes populares e melhorando a qualidade do Ensino Fundamental.

“Temos o grande desafio de buscar a qualidade pedagógica na gestão da educação. Confio muito nos dirigentes das unidades de educação para que possamos recuperar o protagonismo da nossa rede. O programa de modernização também será muito importante para qualificar e melhorar as condições de trabalho dos profissionais da educação. Herdamos muitas dívidas, mas estamos fazendo um grande esforço para que Niterói volte a ser referência na educação. Em 13 meses já entregamos oito Unidades Municipais de Educação Infantil e até 2016 serão 20 novas. Com isso vamos zerar o déficit na educação infantil”, afirmou o prefeito.

Também participaram do encontro o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro; a futura secretária de Educação, Flávia Monteiro de Barros; e o presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes.