Convênio entre a Prefeitura e CCR Ponte vai disseminar informações sobre segurança do trânsito e meio ambiente na rede municipal de ensino PDF Imprimir E-mail

A Fundação Municipal de Educação e a concessionária CCR Ponte assinaram, nesta quarta-feira  (30/04), na Escola Municipal Jacinta Medela, no Fonseca, um convênio para a realização do Programa Estrada para a Cidadania nas escolas da rede pública de Niterói.

O objetivo do programa é disseminar informações sobre o meio ambiente e segurança de trânsito  e cidadania para os alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental nas cidades onde a concessionária atua.

Estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, o presidente da FME, José Henrique Antunes e, representando a CCR Ponte, o coordenador do programa, Nelio de Souza.

Iniciado em 2013, a parceria já beneficiou mais de 3.500 mil alunos da rede municipal. O projeto, que também é desenvolvido em outras cidades do Estado do Rio, prevê a participação de cinco mil alunos na cidade de Niterói.

O conteúdo dos cursos é apresentado através de um programa didático, ações educacionais e oficinas pedagógicas direcionadas aos educadores. A disciplina de Educação para o Trânsito é destinada às crianças do 4º ano, e a de Educação Ambiental, aos alunos do 5º ano. Visando a inclusão de alunos com deficiência visual no processo de aprendizagem, o material também é produzido em Braille.

Segundo a Secretária de Educação, Flávia Monteiro, as atividades desenvolvidas pelo projeto são importantes, pois ajudam na prevenção de acidentes e na formação de hábitos prudentes diante do trânsito. Já o presidente da FME, professor José Henrique Antunes, destacou que a parceria, em pouco mais de um ano, está mobilizando educadores e alunos em torno de temas relevantes, que despertam para o exercício da cidadania consciente.