Cubanos do programa Mais Médicos vão trabalhar em Niterói PDF Imprimir E-mail

Ao todo, Niterói contará com nove profissionais cubanos e cinco brasileiros. Três dos médicos do país são do Provab (Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica).

Os profissionais vão atuar principalmente na zona norte da cidade, em localidades como Vila Ipiranga, Ititioca, Leopoldina e Ilha da Conceição mas há médicos também em outras regiões, como o morro do Preventório, em Charitas, na zona sul.

Os médicos cubanos devem começar a trabalhar nos próximos dias. Eles estão sendo submetidos a um treinamento.

A vinda dos médicos cubanos  resgata uma experiência anterior  com médicos do país caribenho ocorrida na década de 1990 quando Niterói se tornou a primeira cidade do Brasil a implantar o programa Médico de Família em nível municipal.

O prefeito da cidade disse que a chegada dos profissionais cubanos e brasileiros é um dos principais passos para o cumprimento de uma das principais metas da nova administração municipal: chegar até o final de 2016 com 100% de cobertura da população-alvo do programa Médico de Família (PMF).

"Dei as boas-vindas aos médicos em nome da população de Niterói. O programa Mais Médicos é muito importante no sentido de ampliar a assistência à saúde e a cobertura do Saúde da Família no país. É uma estratégia fundamental para garantir melhores condições de vida, sobretudo para a população mais pobre", salientou.

O chefe do Executivo municipal afirmou que, quando assumiu o governo, tinha 62% da população alvo coberta pelo Médico de Família. Segundo ele, com a inauguração de novas unidades e a ampliação das equipes, já atingiu 70%.

De acordo com o prefeito, há uma meta de tornar a zona norte a primeira região da cidade com 100% de cobertura do PMF até o fim deste ano. Para isso, será inaugurada até julho a Clínica da Família da Teixeira de Freitas, no Fonseca, e estão em curso a reforma das unidades básicas de Santa Bárbara, Caramujo e Baldeador, que serão transformadas em clínicas da família.

"A chegada destes médicos vai contribuir para o cumprimento destas metas. A saúde é um desafio permanente em Niterói e no Brasil. Nós estamos passo a passo superando o abandono e o descaso que herdamos na saúde de Niterói. O primeiro deles foi a reabertura da emergência pediátrica do Getulinho e outros passos estão sendo dados", opiniou o prefeito.

Um dos médicos cubanos que vai trabalhar em Niterói, Yunior Franco, de 32 anos, está muito motivado com a nova experiência.

"É uma grande satisfação trabalhar para melhorar a saúde principalmente da população mais pobre. É uma grande experiência pessoal, conviver com uma nova língua, conhecer novas enfermidades e uma nova cultura", declarou ele, que já atuou na Venezuela.

Com experiências na Venezuela e no Paquistão, Mariela Lobaina Leyva, de 31 anos,  disse que vai usar a sua vivência internacional a serviço do Brasil.
"O programa Mais Médicos é muito importante porque chega mais perto dos brasileiros e ajuda na melhoria da saúde da população", afirmou.
Participaram também da recepção aos médicos as secretárias Executiva, Maria Célia Vasconcelos, e de Saúde, Solange Oliveira, além de Gustavo Rodrigues, vice-presidente de Atenção Coletiva Ambulatorial e de Família da Fundação Municipal de Saúde.