Prefeitura e Setrerj firmam parcerias para ações que visam melhorar a convivência entre ciclistas e motoristas de ônibus PDF Imprimir E-mail
setrerjO vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, participou na tarde desta quinta-feira (15/5) de uma reunião com o superintendente do Setrerj (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro), Márcio Barbosa. No encontro, que contou com a participação de ciclistas e representantes de empresas, foram discutidas ações educativas para melhorar a convivência entre motoristas e ciclistas.

"Foi uma reunião de aproximação e integração. Bicicletas e ônibus podem se tornar aliados para tornar Niterói uma cidade menos estressada. Os motoristas têm que estar preparados para lhe dar com os ciclistas e os ciclistas conscientes de suas responsabilidades também", observou o vice-prefeito.

Márcio Barbosa afirmou que, em parceria com a Prefeitura, serão realizadas ações de curto, médio e longo prazo. A primeira parte do trabalho será treinar os profissionais de Recursos Humanos das empresas dos ônibus, com material didático, vídeos e oficinas com a participação de motoristas e ciclistas, para que eles possam aplicar esses conhecimentos entre os funcionários.

Durante a reunião, Axel Grael teve a oportunidade de testar o simulador de direção do Setrerj usado para treinamento dos motoristas. O equipamento conta com poltrona, freio de mão, marchas, cinto de segurança e tem um telão que simula situações do dida-dia vividas pelos condutores, como chuva, animais na pista, ciclistas, trânsito pesado, entre outras.