Passeio ciclístico pela orla encerra 2ª Semana da Mobilidade em Niterói PDF Imprimir E-mail

ndb
Um passeio ciclístico na manhã deste domingo (18/5) encerrou com chave de ouro a 2ª Semana da Mobilidade, em Niterói. Cerca de 1.300 pessoas participaram do evento.

Os ciclistas se reuniram no Ponto Cem Réis, na zona norte, e na Concha Acústica, no centro, e seguiram pela orla, passando por Boa Viagem, Praia das Flechas, Icaraí e São Francisco.

O prefeito da cidade prestigiou o evento e pedalou ao lado do vice, Axel Grael, e do coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Argus Caruso. Ele destacou a importância da iniciativa.

"Eventos como esse são muito importantes. Ajuda a criar uma consciência na cidade. O debate das ciclovias e ciclofaixas, da construção de uma cidade mais sustentável, depende de cada um de nós. Niterói se tornará uma referência em ciclovias, ciclofaixas e na modalidade da bicicleta, que é uma modalidade possível, não só para lazer, como também para a circulação. Mas isso não muda da noite para o dia. Mudar a cultura exige conscientizar as pessoas", opinou.

ndb1
O chefe do Executivo municipal disse que a Prefeitura vai consolidar uma política pública a favor da bicicleta. Ele anunciou para junho a implantação de delimitadores nas ciclofaixas das avenidas Roberto Silveira e Ernâni do Amaral Peixoto e a instalação de bicicletários em vários locais da cidade, como o MAC (Museu de Arte Contemporânea), praça Arariboia, estação hidroviária de Charitas, entre outros. Afirmou ainda que será elaborado um Plano Cicloviário para a cidade até 2016.

Axel Grael destacou que a bicicleta, além de propiciar uma mobilidade mais sustentável, é uma opção de transporte para o futuro.

"Quanto mais pessoas usarem a bicicleta na cidade, melhor será para todos. Precisamos que as pessoas usem a bicicleta não só aos finais de semana como também no dia dia", afirmou.

Argus afirmou que a bicicleta pode ser uma alternativa para o transporte na cidade.

"A bicicleta pode ser uma forma diferente de encarar o trânsito. Pode ir de casa para o trabalho, se divertindo, conversando com as pessoas, faz um esporte e chega mais rápido", disse

A 2ª Semana da Mobilidade promoveu diversos eventos na cidade nos últimos dias.  Um dos principais foi o início da implantação do Circuito Universitário, que terá sete quilômetros e vai ligar os campi da UFF (Universidade Federal Fluminense) e museus. A Prefeitura também iniciou uma parceria com o Setrerj (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro) para ações que visam melhorar a convivência entre motoristas de ônibus e ciclistas.