Prefeitura faz balanço da 2ª Semana da Mobilidade PDF Imprimir E-mail

O grande legado deixado pela 2ª Semana da Mobilidade de Niterói foi ter atraído a atenção da população da cidade para a importância da bicicleta como meio de transporte. Essa é a avaliação do coordenador do programa Niterói de Bicicleta, desenvolvido pela Prefeitura de Niterói, Argus Caruso. Segundo ele, mais importante do que reunir ciclistas, os eventos promovidos entre os dias 12 e 18 deste mês atraíram muitos moradores que não têm o hábito de usar bicicleta ou então que só usam nos fins de semana para passear.

"O objetivo da Prefeitura ao criar o programa Niterói de Bicicleta e a Semana da Mobilidade é promover essa mudança de cultura. A ideia é fazer que com a cidade abrace a causa de que, além de saudável, a bicicleta como meio de transporte é um instrumento de mudança nos padrões de mobilidade em Niterói", explicou Arrgus Caruso, ao fazer um balanço do evento.

A 2ª Semana da Mobilidade foi encerrada domingo (18) com um grande passeio ciclístico pela orla de Niterói, que reuniu cerca de 1,3 mil pessoas. Durante a semana, vários eventos e iniciativas foram realizados, como o início da implantação do Circuito Universitário, que contempla sete quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, indo da Praça Araribóia até o Museu de Arte Contemporânea, no bairro de Boa Viagem.

Até julho, o circuito vai ganhar plaqueamento, sinalização, bicicletários e segregadores que vão impedir que os carros ocupem o espaço das bicicletas. Nas duas primeiras semanas de implantação, cerca de 40 funcionários da Prefeitura estão orientando motoristas, ciclistas e pedestres.

Além do Circuito Universitário, a cidade está ganhando outros três quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em outras localidades, como a rua Timbiras, em São Francisco, e as avenidas Almirante Tamandaré e Acúrcio Torres, em Piratininga.

Até o fim do ano, Niterói deve ganhar cerca de 20 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.

Um dos principais incentivadores do uso de bicicleta na cidade, o vice-prefeito Axel Grael, disse que o transporte é muito viável. "A bicicleta não é somente uma opção lúdica ou de passeio, é uma alternativa de mobilidade, de deslocamento. Uma cidade em que as pessoas usam mais a bicicleta, tem menos automóveis nas ruas e, com isso, é uma cidade menos estressada, menos poluída e mais agradável para todos", afirmou Grael.

A Vaga Viva, ambientação em vagas de automóveis na Rua da Conceição, também foi uma das iniciativas da Semana da Mobilidade para promover a discussão sobre a ocupação do espaço público pelos carros. Outros eventos realizados foram o Desafio Intermodal entre a Praça Araribóia e Charitas, em que a bicicleta provou que é o meio de transporte mais rápido do que skate, motocicleta, táxi e ônibus; exibição de filmes; oficina de confecção de placas personalizadas; Bike Angel, que reuniu um grupo para ensinar crianças e adultos a andar de bicicleta; e o encontro no Setrerj, que contou com a participação de ciclistas e representantes de empresas de ônibus, no qual foram discutidas ações educativas para melhorar a convivência entre motoristas de coletivos e ciclistas.