Sessão solene na Câmara lembra Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes PDF Imprimir E-mail

abuso
Nesta quarta-feira (21/5). o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói, realizaram, na Câmara dos Vereadores, sessão solene em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

A mesa de autoridades foi composta pela presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Simone Raquel Barros, do secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Bira Marques, da secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flavia Monteiro, da promotora de Infância e Juventude, Flavia Xavier, do presidente da Fundação Municipal de Educação, professor José Henrique Antunes e representante do Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares, Fabiano Silveira. Estiveram presentes também crianças de instituições não governamentais, conselheiros de defesa dos direitos das crianças e adolescentes, Conselheiros Tutelares e representantes da sociedade civil.

O evento contou com a apresentação do coral de crianças e adolescentes da Instituição More Project.

O secretário Bira Marques afirmou "que é de fundamental importância a ampliação e fortalecimento da rede de garantia de direitos e dos canais de denúncia de situações de violência de direitos humanos contra crianças e adolescentes. Esse encontro busca formas de estimular a sociedade a se sentir responsável pela proteção das crianças e dos adolescentes".

Todos os anos, no mês de maio, acontecem cerimônias em memória de Araceli, menina de oito anos, que na década de 70, no Espirito Santo, foi violentada por membros de duas influentes família capixabas. O fato se tornou símbolo da luta contra a violência a crianças e adolescentes no Brasil. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes reafirma a responsabilidade da sociedade em garantir os direitos e não permitir que violências como essa aconteçam novamente.