Operação Calçada Livre volta ao Jardim Icaraí nesta sexta-feira PDF Imprimir E-mail

A partir desta sexta-feira (23.5), a Prefeitura de Niterói intensificará as ações de ordenamento no Jardim Icaraí  por conta de inúmeras reclamações de moradores quanto a abusos que vem ocorrendo no bairro, como veículos estacionados irregularmente e utilização de calçadas por comerciantes e prédios, impedindo a passagem de pedestres. A ação faz parte do Programa Calçada Livre, que une diversos órgãos públicos municipais e é coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.

A secretaria estará presente em mais de sete ruas, atuando com fiscais de Posturas, agentes e guardas municipais à noite e também durante o dia, no final de semana. Carros estacionados em locais não permitidos ou em fila dupla serão rebocados e levados para o depósito público municipal.

A Fiscalização de Postura atuará, a exemplo de outras ações semelhantes, vistoriando a quantidade de mesas espalhadas nas calçadas, ocupando o espaço público. Além disso, os fiscais também irão notificar prédios e comércio em geral que expõem mercadorias nas calçadas e que colocam cones, jardineiras e canteiros fora do padrão permitido pela Secretaria de Urbanismo.

A Operação Calçada Livre já atuou em bairros como Icaraí, Santa Rosa, Vital Brasil, Centro (Avenida Amaral Peixoto, Praça Araribóia) e Largo da Batalha. Além desses locais, ações pontuais estão ocorrendo paralelamente na Rua São Januário no Fonseca, e ruas do Centro da cidade..