Prefeitura dá início às obras de construção do Cisp PDF Imprimir E-mail

cisp
Foi assinado na manhã desta terça-feira (27/5) o contrato para o início da construção do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), na Região Oceânica.

O CISP terá 500 câmeras que vão monitorar todas as entradas e saídas da cidade. Ele vai integrar todas as forças de segurança (Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros). As obras terão início imediato e têm prazo de conclusão de até 16 meses.

Segundo o prefeito da cidade, com o CISP, Niterói se tornará a primeira cidade do Estado a ter todos os bairros monitorados 24 horas por dia.

De acordo com o prefeito, todos os veículos que entrarem na cidade terão a placa fotografada e registrada no sistema. As viaturas da PM , além das polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros estarão conectadas ao CISP por meio de um chip, permitindo mais agilidade nas ações.

"Vamos construir lombadas em todas as entradas para que os veículos diminuam a velocidade e as câmeras visualizem e fotografem todos os carros. Em qualquer eventualidade, os próprios operadores ou os cidadãos poderão acionar o CISP até mesmo pelo celular e imediatamente uma mensagem será enviada a polícia e forças de segurança. Assim, a unidade mais próxima irá de imediato em socorro do cidadão . Será uma integração total entre a prefeitura e os poderes policais constituidos que permitirá reduzir substancialmente o número de crimes na cidade ", explicou o prefeito.

A construção do CISP contará com um investimento de cerca de R$ 7 milhões sendo R$ 3,5 milhões do governo federal e o restante da prefeitura. Dentro do CISP, funcionará também o Centro de Controle Operacional (CCO), que vai monitorar o trânsito na cidade.

O prédio do CISP ficará na estrada Francisco da Cruz Nunes, próximo ao trevo de Piratininga. Ocupará uma área de 1.756 metros quadrados. O edifício terá subsolo, quatro pavimentos e abrigará também a sede da Administração Regional da Região Oceânica.

cisp2

Cidade ganhará sistema moderno de controle de tráfego e semáforos

Junto com o Centro de Monitoramento de segurança, Niterói ganhará um novo sistema de monitoramento do tráfego com tecnologia de ponta em sincronização de sinais.

O investimento de R$ 15 milhões, fruto de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), permitirá uma sincronização automática dos 270 semáforos através do apoio de um nobreak ( fonte de energia ininterrupta). O sistema também evitará pane nos semáforos em caso de falta de energia elétrica e adequará melhor o tempo dos sinais. Através de nova tecnologia, os 150 cruzamentos da cidade serão visualizados com uma aproximação até 20 vezes maior.

"Nossos sinais são da década de 60 e 70. Temos que acompanhar a modernidade.O Centro integrado marcará uma nova era na cidade. Cabe ao estado cuidar da segurança amas é importante que a prefeitura dê esse suporte. É o que estamos fazendo. Lutamos muito mas o dia de hoje é um grande avanço e muito importante para nossa cidade", explicou o prefeito.

O secretário de Ordem Pública de Niterói, Marcus Jardim, lembrou que apesar da segurança ser uma competência do estado, desde que assumiu o governo o prefeito está trabalhando para colaborar com esta área .

" Hoje a prefeitura deu mais um passo para essa integração que unirá as várias esferas da segurança em prol da cidade. A Prefeitura vai unir a tecnologia e modernização com um planejamento integrado e atualizado de maneira a obter os resultados. O prefeito já vem atuando assim, quando apoia a Polícia Militar, abre concurso para a Guarda Municipal e reativa a Patrulha Escolar .É um conjunto de medidas" observou Marcus Jardim.

Comando da Defesa Civil do Município também será acionado do CISP

O vice prefeito de Niterói Axel Grael informouque o prédio do CISP está localizado numa posição estratégica e abrigará também o comando da Defesa Civil do município que ganhará uma nova carta de análise cartográfica com o objetivo de monitorar melhor a cidade.

" Hoje é um dia emblemático para Niterói .Essa obra será um divisor de águas que fará a total diferença para o acompanhamento, apoio e maior segurança da cidade através da tecnologia e integração " explicou Axel Grael .

O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Gilson Chagas, disse que a segurança no município não se faz somente com efetivo e viaturas. Ele afirmou que a Prefeitura tem cumprido um papel fundamental em ajudar ao Estado e a Polícia Militar no combate à criminalidade.

"Ainda temos muito o que fazer, mas vamos caminhar para chegar lá,. Essas câmeras que serão instaladas serão muito importantes para ajudar no trabalho da polícia." Disse Chagas .

A nova administração da Prefeitura vem tomando diversas medidas na área de segurança como as obras de reforma do prédio da Delegacia de Homicidios, e das sedes das Companhias Destacadas da PM no Fonseca, Morro do Estado e Pendotiba, a construção da nova sede da Guarda Municipal, no Barreto, e o concurso público que está oferecendo 350 vagas para a corporação.

Estavam presentes na cerimônia o deputado federal Sérgio Zveiter, o ex-prefeito de Niterói Godofredo Pinto, os secretários municipais de Obras, Domício Mascarenhas, Executiva, Maria Célia Vasconcelos, Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, Participação Social, Anderson Rodrigues, Administração, Moacir Linhares, Assistência Social e Direitos Humanos, Bira Marques, além do administrador regional da Região Oceânica, Carlos Roberto Boechat, e os vereadores Waldeck Carneiro e Leonardo Giordano.