Prefeitura vai construir plataforma urbana digital na Engenhoca PDF Imprimir E-mail

ct-nitA Prefeitura Municipal de Niterói vai inaugurar a segunda Plataforma Urbana Digital da Educação. O local escolhido foi o Largo de São Jorge, no bairro da Engenhoca, na zona norte da cidade.

A iniciativa faz parte do Programa Niterói Digital, lançado pelo prefeito da cidade, em junho do ano passado, que tem como principal objetivo democratizar o acesso e o uso das tecnologias da informação e comunicação nas regiões e bairros populares do município. O investimento será de R$ 5 milhões.

Segundo o subsecretario de Ciência e Tecnologia, Luiz Andrade, as Plataforma Urbanas Digitais da Educação foram concebidas como espaços educativos, culturais e de entretenimento, revestidos em uma arquitetura moderna ou futurista, mediados por recursos tecnológicos.

A Plataforma da Engenhoca prevê a instalação de um cinema comunitário, jogos educacionais interativos, cursos de informática, robótica, inglês, edição de video, fotografia e a socialização de um grande acervo educacional na "Nuvem do Conhecimento". Vai beneficiaos moradores da Engenhoca e áreas do entorno. A plataforma tem capacidade de atender em torno de 100 pessoas por visitação. O projeto está em processo de licitação e deverá ter suas obras iniciadas no próximo semestre.

Para o professor Luiz Andrade, considerando o sucesso da primeira Plataforma Urbana  Digital da Educação do Macquinho, instalada no Morro do Palácio, a Plataforma da Engenhoca irá atrair vários segmentos da população deste bairro, especialmente a juventude.