Prefeitura destaca ações durante reunião do Conselho de Segurança PDF Imprimir E-mail

ccpDurante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública na manhã desta quinta-feira (29/5), na sede da Câmara dos Diretores Lojistas (CDL), no centro. o prefeito da cidade reforçou a necessidade das administrações municipais de colaborarem com a área de segurança pública mesmo sendo uma atribuição constitucional do Estado.

"O problema da violência não ocorre somente em Niterói mas aflige a população da cidade. É fundamental que, mesmo sendo atribuição do Estado, que o prefeito cobre e coopere com a área de segurança pública e tenha integração com as forças de segurança", disse ele, que considera o trabalho do Conselho de Segurança indispensável.

O chefe do Executivo municipal destacou as ações da Prefeitura na área de segurança como as reformas do prédio que abriga a Delegacia de Homicídios, e das sedes das Companhias Destacadas do Morro do Estado, Pendotiba, Fonseca e Palácio, a parceria com o Estado para a inauguração da nova sede da 81ª DP (Itaipu) cujas obras estavam paradas há quatro anos, a criação do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) que integrou as forças de segurança para a troca de informações estratégicas, além da criação do plano de cargos e salários da Guarda Municipal, o concurso para dobrar o efetivo da corporação e a licitação para a construção da nova sede da instituição, no Barreto.

O prefeito citou ainda a construção do CISP (Centro Integrado de Segurança Pública), cujas obras começaram esta semana, que contará com 500 câmeras e tornará Niterói a primeira cidade do Estado a ter todos os bairros monitorados. Dentro do Cisp, também funcionará o Centro de Comando Operacional (CCO), que vai controlar o trânsito na cidade.

"O CISP vai mudar o paradigma da segurança pública na cidade. Tenho certeza de que vai ajudar muito a reduzir os índices de criminalidade em Niterói", afirmou.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Leandro Santiago, disse que a Prefeitura conseguiu parcerias importantes na área de segurança e vem apoiando muito o trabalho das polícias Civil e Militar.

O comandante do 12º BPM, coronel Gílson Chagas, afirmou que a Companhia Destacada do Morro do Cavalão, que também conta com o apoio da Prefeitura, será inaugurada no início de junho. Segundo ele, a corporação recebeu cerca de 40 PMs para atuarem na comunidade e em seu entorno.

Participaram também da reunião o presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso, os secretários municipais de Ordem Pública, Marcus Jardim, e Executiva, Maria Célia Vasconcelos, os delegados José William de Medeiros (78ª DP) e Gláucio Paz (76ª DP), o chefe da 2ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Francisco Paulo, e o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-Niterói, Bruno Paura.