Começa o 4º Salão de Leitura de Niterói PDF Imprimir E-mail

salao-leitura
Foi realizada neste sábado (31.5) a cerimônia oficial de abertura do 4º Salão da Leitura de Niterói, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. O evento foi aberto ao som
da Orquestra de Cordas da Grota. Logo após a solenidade, o , escritor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) Marco Lucchesi, que também é presidente de honra da comissão organizadora do evento, proferiu a conferência “Mundo, cidade e ficção”, e em seguida autografou seu livro “Eu e a Rússia”, no Espaço Encontro com o Autor.

A cerimônia também contou com as presenças do prefeito da cidade, do vice-prefeito Axel Grael; da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros; do presidente da Fundação Municipal de Educação (FMF), José Henrique Antunes; do secretário de Cultura, Artur Maia; do vereador Waldeck Carneiro, que foi o idealizador do Salão da Leitura; da presidente da Academia Niteroiense de Letras e presidente da comissão organizadora do Salão da Leitura, Márcia Maria Pessanha; do presidente da Imprensa Oficial do Estado, Haroldo Zager; entre outras autoridades.

A quarta edição do Salão do Livro de Niterói é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Serão nove dias de programação gratuita, até o dia 8 de junho, com literatura, teatro, cinema e música. A missão principal do evento é democratizar a leitura e fazer do livro, impresso ou digital, um instrumento de transformação social para facilitar o acesso ao conhecimento e à cultura com toda a sua diversidade, estimulando o pensamento, a criatividade e a educação.

O prefeito da cidade destacou que o Salão de Leitura está muito integrado ao projeto pensado pela gestão municipal para a educação e a cultura. “Tenho certeza que esse será o maior e melhor Salão da Leitura de todas as edições anteriores.Eu sempre defendi que é necessário termos uma rede de proteção social. No Brasil, país com tantas desigualdades,  essa  rede vem sendo implantada nos últimos dez anos e avançamos muito na redução da pobreza. O desafio agora é investir na educação e na cultura, para permitir que o Brasil avance muito mais. Em Niterói estamos perseguindo esse objetivo. Já inauguramos 14 novas escolas em 16 meses, entre elas nove creches e a primeira escola de educação com ensino integral. Niterói tem tudo para ser a primeira cidade do Estado do Rio sem criança fora da escola. Queremos tornar Niterói em modelo de cidade do bem-viver e da felicidade. Esse é o nosso objetivo”, afirmou.

Para o vice-prefeito Axel Grael, Niterói é uma cidade protagonista e reconhecida no estado e no país como um exemplo a ser seguido. “OSalão da Leitura é uma iniciativa que vem complementar o trabalho da educação que vem sendo realizado nas unidades municipais de ensino. É um evento que vai oferecer cultura gratuita, estimulando a leitura e incorporando o hábito de ler ao aprendizado.  Queremos transformar Niterói em referência na leitura e na educação”, disse.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, deu as boas-vindas aos visitantes do 4º Salão da Leiturade Niterói. “Hoje é um dia muito especial para todos nós. Estou muito emocionada em poder compartilhar esse momento com os professores e diretores da nossa rede, com a comunidade escolar e com a cidade de Niterói. É um momento onde nós buscamos trazer para esse espaço arte, literatura, música. Até porque arte é território da liberdade humana. Então neste salão, ao longo dos próximos dias, pretendemos desbravar novos conhecimentos e novos territórios. Agradeço a presença de todos, que trabalharam muito para o sucesso desse evento”, destacou.

Extensão programação no fim de semana

Além das palestras, workshops, shows e lançamentos de livros, os visitantes poderão percorrer os diversos corredores da estrutura montada no Caminho Niemeyer e visitar os estandes de diversas editoras. Também há uma praça de alimentação e o Deck Caymmi, um espaço de convivência onde haverá shows com a bela vista da Baía de Guanabara. O Salão está aberto sábados e domingos, das 10h às 22h; de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h. A programação completa do 4º Salão da Leitura de Niterói pode ser acessada no site www.salaodaleituradeniteroi.com.br.