Salão de Leitura: Golpe militar de 64, Shakespeare, Jango, Monteiro Lobato e o sax de Marcelo Martins foram algumas das atrações do evento nesta terça-feira PDF Imprimir E-mail

salao-leitura3O quarto dia do Salão da Leitura nesta terça-feira (3/6) foi movimentado por diversas atrações, de debates a shows de MPB, passando por contação de histórias, lançamento de livros, teatros e mesas redondas, todos com temas que despertaram a atenção e a curiosidade de crianças e adultos.

Para o público mais velho, um dos pontos altos foi a sessão de palestras "Ditadura e democracia: do golpe civil-militar de 1964 à Constituinte de 1988" e "O legado do Golpe de 64 para a Educação Brasileira", na Casa do Conhecimento. A programação lembrou os 50 anos da  ditadura militar, com uma discussão focada nas suas consequencias para as escolas.

Também na Casa do Conhecimento, o cineasta Silvio Tendler falou ao público sobre seu filme  Jango, exibido antes no Cine Leitura.

A palestra "Tornar-se humano: ler e pensar", mediada por Eliana Yunes, com relançamento  dos livros "Monteiro Lobato - ideias ao infinito" e "Leitura pelo olhar do cinema", atraiu muitas pessoas para o Memorial Roberto Silveira. No mesmo local, Pedro Vasques debateu o tema "A dimensão intelectual de José de Anchieta: poeta, dramaturgo, gramático, filológo e educador", onde apresentou seus conhecimentos sobre o padre santificado.

Para os jovens, o destaque foi a apresentação teatral "Macbeth e Lady Macbeth", uma livre  adaptação do livro de William Shakespeare, dirigida por Marcos Guayba, que lotou o Espaço Ana Maria Machado.

Como as crianças são as grandes homenageadas do evento, uma ampla programação foi montada pensando nelas. No Trilhas da Leitura, os pequenos puderam aproveitar a  apresentação "Grupo Cantadores de História canta Sylvia Orthof", onde foram incentivados Ã  leitura através de contos cantados da autora em um espetáculo musicado.

Outro destaque  infantil foi o teatro "Era uma vez... Um conto de fada", com Danielle Fritzen, uma peça lúdica  e educativa que mostra às crianças como é divertido e mágico mergulhar nas histórias, usar a  imaginação e acreditar em contos de fadas.

No final do dia, para relaxar sob as estrelas e com a bela paisagem da Baía de Guanabara, o  público foi agraciado com o som do saxofonista Marcelo Martins, que junto com seu trio fez  a apresentação instrumental "Do outro lado", com Jazz, Bossa Nova e MPB no Deck Dorival  Caymmi.