SALÃO DE LEITURA: Funcionários efetivos da rede pública municipal de ensino ganham Vale Educação para a compra de livros PDF Imprimir E-mail
Nesta quarta-feira (4/6), os funcionários efetivos da rede pública municipal de ensino de Niterói ganharam folga para visitar o 4º Salão da Leitura. Eles também receberam um Vale Educação no valor de R$100 para a compra de livros durante o evento. Além do incentivo, os servidores poderão conferir a agenda de programação desta quarta, criada especialmente para educadores e profissionais que atuam nas escolas.

Ao todo, 3.800 funcionários foram beneficiados com o incentivo, segundo a subsecretária de projetos especiais Eliani Pacheco Oliveira.

“A expectativa é de que, pelo menos, 1,5 mil servidores visitem hoje o Salão”,  afirma ela.

Para receber o Vale Educação, o funcionário só precisa comparecer ao estande de mesmo nome e assinar a lista de presença. O valor será depositado em folha, no pagamento do mês seguinte. Os profissionais de ensino que não puderem comparecer hoje, poderão visitar o Salão a qualquer hora, pois o estande Vale Educação funcionará até o último dia do evento.

José Carlos Bernardo, auxiliar de serviços gerais na Escola Alberto Torres, é um leitor ávido e reservou o dia para conferir as novidades do Salão. Ele foi alfabetizado aos 14 anos, no extinto Mobral, e depois de interromper os estudos várias vezes, terminou o primeiro grau na Escola Municipal Santos Dumont, no Centro de Niterói. Mas não parou aí. Ele agora cursa o segundo ano do segundo grau e quer ser professor de educação física.

“Tenho uma filha de 32 fazendo faculdade de pedagogia e o outro filho, de 28, que havia parado de estudar, mas voltou para a escola quando viu meu esforço para continuar os estudos”, conta ele, que é líder comunitário da Chacrinha e do Arroz, comunidades carentes de Niterói.

A diretora adjunta da Escola Municipal Levi Carneiro, Elaine Sabino, considera a iniciativa do Vale Educação muito importante, uma oportunidade de aprimorar o conhecimento. Apreciadora de livros de autoajuda, ela pretende comprar títulos infanto-juvenis para as filhas e para emprestar aos alunos do 9º ano, que segundo diz, adoram ler.

Olena Macedo, diretora da mesma escola, onde 825 alunos estão matriculados, diz que os 113 funcionários deverão comparecer ao Salão até o último dia para fazer uso do Vale Educação.

“Para nós é fundamental a participação de todos, não apenas dos professores. Nós os avisamos e incentivamos a visitar o Salão. Acabei de encontrar duas merendeiras na nossa escola comprando livros. Isso é maravilhoso”, comemora.